*André Ricardo Franco
Em tempos de mídias sociais e grande volume de informações, o livro “Poder & Manipulação” de Jacob Petry apresenta uma profunda análise sobre as ferramentas que guiam a influência humana, o poder de convencimento. Longe de ser uma obra mal intencionada, que promove a decepção, ela ressalta a importância da autoconsciência e da integridade no domínio da informação e da persuasão.
A ideia da autoconsciência é, de fato, um antídoto poderoso contra as tentativas de desvio do caminho do bem, do bom uso do conhecimento. Cada indivíduo tem a responsabilidade de reconhecer suas ações e intenções e por elas ser cobrado. “As pessoas raramente acreditam que seus problemas são frutos de seus próprios erros e ignorância”, afirma Petry. Esta consciência é vital, pois “ser amado depende da vontade dos seus, ser temido depende de suas atitudes”.
Entretanto, quando a manipulação torna-se institucionalizada, velada e evidente, escondendo-se atrás da mídia ou de outras “autoridades”, as sociedades correm o risco de perder sua direção. O Autor nos lembra da importância de jamais perder o autorrespeito e de entender que, para se destacar na vida, é preciso saber lidar com adversidades e opositores de forma íntegra. “Um líder deve ter claro que a melhor resposta para pequenos incômodos e provocações é o desprezo e a indiferença”.
No âmbito profissional, características como velocidade e capacidade de adaptação são essenciais para quem busca liderança. No entanto, uma mente que não compreende a realidade nunca liderará com sucesso, pois que o mundo real tem exigências maiores do que cada pensamento e vontade individual. “Não é a força e o poder que definem o sucesso, mas a habilidade de traçar a estratégia correta para cada momento”. E, acima de tudo, para abraçar o novo, é essencial deixar o velho para trás, pois que as constantes mudanças e atualizações tornam a vida efêmera, de maneira a nos preparar para a próxima fase em novas rotinas e planos.
Neste contesto, onde a informação flui em um ritmo acelerado, a capacidade de influenciar e persuadir torna-se uma habilidade de grande valor. “Poder & Manipulação” de Jacob Petry nos oferece uma lente crítica sobre esta arte, destacando que a verdadeira influência não vem de truques manipulativos, mas de uma autêntica autoconsciência e integridade.
Deste modo, cada um é convocado a uma profunda reflexão sobre nossas ações e as repercussões delas no mundo. Enquanto a sociedade pode ser facilmente desviada por mensagens manipuladoras, o verdadeiro poder reside em nossa capacidade de reconhecer e se afastar delas, escolhendo o caminho da verdade e autenticidade. E, ao final, enquanto palavras podem ser usadas como armas, elas também têm o potencial formar ligações, unir pessoas e criar um futuro mais consciente, em busca de um bem maior.
*André Ricardo Franco, professor adjunto da Unipar, desde 1998 (século passado). Advogado e sócio proprietário da Franco Advocacia, em Paranavaí. Mestre em Direito, filho, marido, pai, ciclista e corredor de rua. Amante da leitura e de bons hábitos