Ricos em belezas naturais e com diversos atrativos turísticos, os munícipios da Região Noroeste do Paraná vêm buscando melhorais para acompanhar o crescimento do setor de turismos que no primeiro semestre de 2023 gerou aproximadamente 5.500 empregos no Paraná, dados divulgados pela Secretaria de Estado do Turismo do Paraná – SETU.
Um dos passos dados pelos munícipios é a organização por meio das Instâncias de Governança Regionais -IGR’s, que têm o papel de promover políticas e ações para o desenvolvimento do turismo junto das iniciativas privadas e públicas. Também é por meio das instâncias que os munícipios tem possibilidade de entrarem no Mapa do Turismo, certificado que permite aos gestores buscarem recursos dos governos Federal e Estadual.
O Paraná conta com 19 IGR’S. Na Região Noroeste são duas que atuam na organização, capacitação e divulgação do setor junto aos munícipios: Águas do Arenito Caiuá (AARCA) e Encontro das Águas e Biomas.
No Noroeste 15 munícipios têm o direito de receber o certificado do Mapa do Turismo. Na AARCA são os munícipios de Inajá, Paraíso do Norte, Paranavaí, Santo Antônio do Caiuá e Terra Rica. Região que possui turismo religioso, rural, cultural, aventura, náutico e ecoturismo.
Na IGR Encontro das Águas e Biomas, as cidades que fazem parte do mapa são: Diamante do Norte, Marilena, Loanda, São Pedro do Paraná, Nova Londrina, Porto Rico, Santa Cruz de Monte Castelo, Querência do Norte, Santa Isabel do Ivaí, Planaltina do Paraná.
Os atrativos nesta região são o turismo científico, de negócios e eventos, ecoturismo, aventura, cultural, náutico, rural e religioso.
Presidente da AARCA, Carlos Augusto Bezerra da Costa (Guto) destaca a importância dos munícipios participarem das IGR’s e Cadastur – Cadastro de Empreendimento e Serviços Turísticos, pois é através desses dispositivos que gestores podem ter acesso a linhas de crédito para fomentar o turismo local.
Já o presidente da IGR Encontro das Águas e Biomas, Fabio Alves Sant’ana, explica que para os munícipios receberem os certificados de inclusão no Mapa do Turismo é preciso cumprir alguns requisitos. Entre eles estão a criação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), lei que aprove o conselho, secretária ou departamento do turismo e orçamento definido para investimentos no setor.
CRESCIMENTO DO SETOR: Em levantamentos feitos e apresentados pela SETU, o Paraná no primeiro semestre de 2023 registrou a chegada de 403.504 turistas vindos de outros países, números 66,4% de variação positiva em relação ao mesmo período em 2022.
A visitação aos principais pontos turísticos no estado apresentou um crescimento de 37,2, um total de 2.289.715 visitantes. Os números de atividades registradas Cadastur subiram 5,8%, sendo 9.311 vigentes até junho deste ano.
Em outro levantamento, desta vez feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Paraná é o segundo Estado que mais aumentou o volume de serviços turísticos nos seis primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2022 com uma variação de 12,8%, apenas atrás de Minas Gerais, números apresentados na Pesquisa Mensal de Serviços Turísticos.