REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Preservar memórias é manter viva a história. Para isso, é preciso é preciso conservar documentos, livros, notícias, fotografias e registros com base em métodos científicos e criteriosos.
É o que defende o vereador Josival Moreira, que propõe o pedido de verbas ao deputado federal Zeca Dirceu destinadas à compra de equipamentos a fim de constituir o Centro de Documentação do curso de História da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Paranavaí.
O requerimento 100 foi apresentado na reunião ordinária de segunda-feira (30 de outubro) e deverá ser votado no plenário da Câmara de Vereadores na próxima semana.
O objetivo é buscar recursos federais que viabilizem a digitalização e o arquivamento de documentos históricos, jornais e outros recortes com conteúdo local e regional. O material servirá de “fonte de pesquisa para estudantes e professores”, justifica Josival Moreira.
De acordo com o vereador, já existem tratativas nesse sentido com o deputado Zeca Dirceu, mas ainda não foram definidos valores de investimento.
Paralelamente, a Unespar e do Diário do Noroeste trabalham na elaboração do projeto para estruturar o Centro de Documentação, inclusive com a disponibilização de todo o acervo impresso do DN para digitalização e arquivamento no sistema de dados da universidade.
Ao defender o requerimento, Josival Moreira enfatizou que a iniciativa é fundamental “para que nossa história não seja apagada com o tempo”.