Como vimos o Judô brasileiro confirmou sua alta qualidade em competições internacionais, e nos Jogos Panamericanos não foi diferente, conquistamos sete medalhas de ouro, três de prata e seis de bronze, totalizando 16 medalhas.
Cabe destacar que a atleta Rafaela Silva foi a primeira mulher a conquistar o ouro olímpico, mundial e panamericano. Ela, procedente de um projeto social na favela da Rocinha, tornou-se uma das maiores garimpeiras do ouro olímpico.
O Judô brasileiro decorre de uma origem japonesa e tornou-se o maior vencedor de medalhas olímpicas, são 22 no total, sendo quatro de ouro, três de prata e 15 de bronze. A primeira, de bronze, veio com o japonês naturalizado Chiaki Ishii, nos Jogos Olímpicos de Munique, no ano 1972.
Após 16 anos de jejum, voltamos aos podiums olímpicos, com os ouros de Aurélio Miguel (Seoul 1988), Rogério Sampaio (Barcelona 1992) e as meninas Sarah Menezes (Londres, 2012) e Rafaela Silva (Rio, 2016).
O Judô foi criado em 1882 pelo pedagogo Jigoro Kano, inicialmente estabeleceu um método educacional.
O Professor Kano, estabeleceu três importantes pilares para o judô:
- Obter prosperidade e benefícios mútuos (Jita Kyoei);
Obter a máxima eficiência com o mínimo de esforço (Seiryoku Zen’yo);
Usar da melhor forma a sua energia (Ju).
O Professor Kano, nos primórdios do Judô não pensava em competição, somente em uma Educação para o corpo e espírito. Ele foi Reitor da Universidade de Tsukuba, em Ibaraki Ken (Provincia de Ibaraki), onde este autor teve o orgulho de estudar durante alguns anos, com bolsa do Ministério da Educação do Japão (Mombusho), e praticar Judô na “Meca” do Judô mundial.
Finalmente, alcançamos o segundo lugar no Quadro de Medalhas dos Jogos Pan-americanos, como havíamos dito no artigo anterior. Classificamos diversos atletas para os Jogos Olímpicos de Paris, França – 2024, mas ainda estamos longe de sermos uma potência olímpica, pois os resultados nos Jogos Pan-americanos não refletem esta supremacia, uma vez que alguns países não enviam aos Jogos Pan-americanos as suas principais equipes.
Enquanto isso vamos comemorar o resultado do Judô, garimpeiro de ouro, sem esquecer os princípios educacionais preconizadas pelo Shihan Jigoro Kano.