Recentemente, a equipe de Educação no Trânsito, da Diretoria de Trânsito (Ditran), esteve no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Maringá para uma palestra com orientações de trânsito direcionada especialmente para o público da terceira idade.
O objetivo da equipe foi levar mais conhecimento sobre algumas regras que com o tempo podem passar desapercebidas, além de orientar cada um de uma forma especial, pois é um público maduro no trânsito, mas também precisa estar cumprindo as regras.
Com informação e descontração, os idosos participaram e sanaram suas dúvidas quanto a algumas leis de trânsito, mudanças no estacionamento rotativo e carteirinhas de isenção. Eles também foram orientados a fazer a carteirinha para usufruir da vaga especial para idosos.
Atropelamentos envolvendo idosos, de acordo com o estudo “Mortalidade por acidentes de trânsito em idosos nas regiões do Brasil no período de 2009 a 2018”, de autoria de Meirelayne Borges Duarte, Ana Beatriz Borges Vieira Santos e Flávia Cruz Moraes Sobral, da Universidade de Salvador, foram registrados, nesse período, 61.580 óbitos de idosos no Brasil. Os dados foram coletados no Sistema de Informação sobre Mortalidade, disponível no DATASUS.
DADOS DE ACIDENTES NO ESTADO DO PARANÁ
No Paraná, de acordo com o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM/Datasus/MS), em 2022 foram registradas 2.508 mortes em decorrência de acidentes de trânsito. Destes, 33,5% eram ocupantes de automóvel; 28,63%, motociclistas; 17,26%, ciclistas; e 5,38% pedestres. Homens são a maioria das vítimas (82%) e tinham idade entre 20 e 59 anos (71,6%).
Com relação às internações em leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), os usuários mais vulneráveis são motociclistas (54%), seguidos dos pedestres (9,13%) e ciclistas (7,74%). Esses grupos representam cerca de 70% das internações por acidentes de trânsito.
FONTE: Prefeitura de Paranavaí