Nova Londrina é um dos destaques na geração de empregos na Região Noroeste em 2023. Em dados divulgados pelo Governo Federal, por meio do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged), acumulado de janeiro a setembro, o munícipio apresenta saldo positivo, com 439 contratações a mais do demissões, números garantidos pelos setores de indústria e serviços. Agropecuária, construção civil e comércio também apresentam bom desempenho.
A indústria foi responsável pela criação de 979 novos empregos, contra 683 demissões. Já o setor de serviços contratou 380 pessoas e desligou 278. De acordo com o prefeito de Nova Londrina, Otávio Henrique Grendene Bono (Vico), o saldo positivo é reflexo do Prodenol – Programa de Desenvolvimento de Nova Londrina criado em 2017.
O projeto foi criado com intuito de atrair mais industrias para o munícipio por meio doações de terrenos, incentivos fiscais e infraestruturas. Em contra partida as empresas precisam gerar postos de trabalhos.
“Conseguimos atrair várias empresas nesse período”, comenta Vico.
Em um recorte mensal (setembro), o munícipio teve um saldo positivo de quatro novos empregos, sendo o setor da indústria o que mais contratou, 79, porém foi o que demitiu, 94. A agropecuária também teve um desempenho negativo pois admitiu 4 e dispensou 8.
O desempenho de setembro terminou positivo, pois os setores da construção, comércio e serviços juntos somam 19 contratações a mais do que demissões.
Em 2023, o mês de fevereiro aparece com o pior índice, 38 dispensas a mais de admissões. Em junho foi o período com melhor desempenho, saldo de 144 novos postos empregos.