(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PARANAVAÍ

Mais de 1.600 árvores cítricas contaminadas com greening foram erradicadas em Paranavaí

O município de Paranavaí tem enfrentado com muita seriedade o greening, doença que é considerado a mais destrutiva doença da citricultura na atualidade. A doença, que não tem cura e já está presente nas Américas, África e Ásia, além de ser de difícil controle e se disseminar rapidamente, é altamente destrutiva aos pomares.

Com o apoio de diversas secretarias e órgãos do Governo do Estado, além da colaboração da iniciativa privada, o município iniciou o processo de erradicação de citrus que tiveram a doença constatada. A operação foi iniciada nas vilas rurais e, até o momento, 1.612 árvores foram cortadas.

“Nós iniciamos pelas vilas rurais e tivemos, surpreendentemente, uma rápida aceitação e compreensão da população. Isso nos deixa felizes, pois conseguimos conscientizar as pessoas da importância dessa ação para salvar a citricultura e manter os milhares de empregos na nossa cidade e região”, disse o secretário de Agricultura, Tarcísio Barbosa.

Nas próximas semanas, o município vai prosseguir com a operação e finalizar as erradicações na área rural. Em seguida, serão iniciados os trabalhos na área urbana. “Ainda temos algumas vilas rurais a visitar, mas após esta etapa, já vamos iniciar os cortes na área urbana. Estamos enfrentando esta doença com muita seriedade”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Camargo Neto.

A erradicação é lei e deve acontecer em qualquer propriedade, independentemente do seu tamanho. “Já temos alguns produtores fazendo por conta a erradicação devido o avanço da doença. Seja pequeno ou grande produtor, todos terão que passar por esse processo de controle. A ADAPAR fará as fiscalizações para que a lei seja cumprida integralmente”, completou Tarcísio.

Fonte: Prefeitura de Paranavaí.

Compartilhe: