O Diário do Noroeste está desenvolvendo o Projeto Semeando Leitores, que propões uma redação com o tema: “O que é o Natal para você?”. O objetivo é incentivar a prática da leitura e da escrita.
Hoje apresentamos a Escola Municipal Cecília Meireles, uma das participantes do projeto. A instituição de ensino, que tem como diretora a professora Elis Regina Gonçalves de Lima, participará com aproximadamente 75 alunos dos 5º anos A e B.
Histórico da Escola Cecília Meireles
A Escola foi inaugurada em 1948 e é o mais antigo estabelecimento de ensino de Paranavaí. Primeiramente designado como Grupo Escolar de Paranavaí e, em 1960, com a inauguração do atual prédio de alvenaria passou a denominar-se como Escola Estadual Newton Guimarães.
Com a municipalização do Ensino Fundamental, em 27 de janeiro de 1998 a escola passou a se chamar Cecília Meireles depois de um projeto de literatura desenvolvidos pelos alunos com o nome “Oficina da Palavra”. Na ocasião, os alunos foram divididos em grupos, e um deles havia feito um trabalho em homenagem a escritora.
Então escola passou a designar-se Escola Municipal Cecília Meireles – Educação Infantil e Ensino Fundamental –
Anos Inicias, em homenagem à grande escritora, educadora e fundadora da primeira biblioteca infantil no Brasil, nesse mesmo momento foram feitas a votação para a cor do uniforme (camiseta branca com a logo e short verde), essa logo foi idealizada pelo professor Roberto Persil.
A escola possui atualmente 530 alunos com 20 turmas: Educação Infantil, Educação Especial e Ensino Fundamental, e está localizada no Centro da cidade.
De acordo com a direção, a escola está sempre conquistando premiações na alfabetização com: Maratona de Matemática, Projeto Agrinho, Professor Inovador, Televisando, entre outros.
Desenvolve também vários projetos internos e externos como: ABC do movimento, Semana da Alfabetização, Bullyng, Projeto Cultura da Paz, Refletindo sobre as Emoções, Monteiro Lobato, Páscoa, Proerd, Dia da Família, Dia das Crianças, Festa Agostina e o projeto de literatura denominado “Leitura Além da Escola”.
Segundo a secretária de Educação, Adélia Paixão, os 10 primeiros colocados do vestibulinho foram da escola.
Na última semana, aconteceu um momento histórico na escola: foi instalado a primeira estátua do Brasil, em tamanho real, da poetisa Cecília Meireles.
APOIO:
Comentários 0