A campeã brasileira dos Jogos Escolares 2023, nos 80 metros rasos do atletismo, Micheli Aparecida Barbosa, 14 anos, está intensificando os treinos para representar o Brasil nos Jogos Escolares Sul-Americano, que será realizado no Chile em dezembro.
Micheli, que é moradora do Distrito do Porto São José, em São Pedro do Paraná, é aluna da APAE (Associação de Pais de Amigos dos Excepcionais) e conheceu o atletismo há menos de um ano, através do professor de Educação Física e agora treinador Tiago Sousa dos Santos.
A pequena velocista foi um dos destaques da competição nacional, realizada em Brasília (Distrito Federal) nos 80 metros rasos, com o tempo de 11.48 segundos, levando o ouro. Micheli também participou do salto à distância, saltando 4,39 metros.
“O tempo dela nos 80 metros se aproxima do índice da campeã sul-americana, e vamos para o Chile tentar derrubar essa marca”, disse o treinador Tiago que realiza as atividades com a atleta duas vezes por semana.
A pequena atleta, que se diverte nas águas do Rio Paraná e treina nas ladeiras do Porto São José, foi a única atleta a competir em Brasília, sem sapatilhas e o bloco de partida, equipamentos que ela ainda não tem para os treinos.
“Com esses equipamentos e mais um bom tênis para os treinos tenho certeza que conseguiríamos melhorar o tempo da Micheli”, destacou o treinador que vê na atleta um grande potencial para o atletismo brasileiro. Uma boa oportunidade para donos de lojas de artigos esportivos e empresários associarem as suas marcas a uma atleta diferenciada e comprometida com o esporte.
A pequena atleta também participou das provas de revezamento por equipe e no lançamento de peso, mas seu foco agora é nos 80 metros rasos e no salto em distância, modalidades em que a campeã brasileira tem maiores chances de trazer medalhas para o Brasil.
“É o que eu quero para minha vida, ser uma boa atleta e representar nosso país, pra mim foi uma surpresa esses resultados, e já sonhei com a medalha no Chile”, declarou a atleta que tem outro sonho: o de representar o Brasil no mundial que acontece em 2024 em Paris, França.
A pequena atleta divide seu tempo com os estudos, treinos e brincadeiras com os amigos do Porto São José, onde foi recebida com carreata e pela família que acompanha e apoia a pequena atleta de sorriso largo e sonhos a serem realizados.
(Ricardo Paiva – Jornalista)