Loanda já é destaque em todo o Brasil por suas indústrias de metais sanitários. Mas, recentemente se tornou também referência no cenário estadual em outras áreas, incluindo infraestrutura e mobilidade urbana. O reconhecimento foi feito por meio do Prêmio Band Cidades Excelentes, recebido pelo prefeito Zé Maria no dia 7 de novembro, em Curitiba.
“Momento maravilhoso e uma grata surpresa”, disse Zé Maria, que também ressaltou não haver custo algum para o munícipio participar ou receber o prêmio.
Band Cidades Excelentes é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila. Loanda concorreu com munícipios de até 30 mil habitantes e ficou na primeira colocação.
“O Paraná tem 399 cidades. Eu tenho certeza que a grande maioria possui uma população abaixo de 30 mil habitantes e nós fomos premiados pelo trabalho que vem sendo desenvolvido”, afirmou o prefeito.
Em menos de três anos Loanda subiu todos seus indicadores de ruas asfaltadas e com galerias pluviais. Em 2021, o munícipio tinha aproximadamente 460 vias sem pavimentação, números que atualmente já estão abaixo de 100. “Queremos deixar a cidade totalmente asfaltada até o fim de 2024”, contou Zé Maria.
Loanda chegou a 100% das ruas com galerias pluviais. Em 2021 eram 260 vias sem a estrutura adequada para o escoamento da água da chuva.
O Prêmio Band Cidades Excelentes tem por objetivo incentivar, reconhecer e valorizar as políticas de gestão pública, visando o desenvolvimento dos municípios, assim como servir de modelo para os serviços prestados aos cidadãos.
A análise dos municípios é realizada por meio da ferramenta IGMA, desenvolvida pelo próprio Instituto Aquila. A plataforma é estruturada com base em inteligência artificial, que, por meio de algoritmos, consolida os resultados de 62 indicadores em uma única nota final. Os indicadores são construídos a partir de seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal, Transparência, Educação, Saúde e Bem-Estar, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Após a etapa estadual, as três melhores cidades de cada pilar, de cada categoria e de cada estado serão avaliadas entre si, resultando nas vencedoras do prêmio nacional, que acontecerá no dia 17 de dezembro, em Brasília.
“Agora vamos concorrer em nível nacional. Pode ter certeza que é um orgulho” falou Zé Maria.