Criado em 25 de julho de 1960, o município de Planaltina do Paraná tem sua força concentrada na pecuária de corte e na agricultura. No mesmo ano da homologação do município foi criada pelo então Bispo Dom Jaime Luiz Coelho a Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, que neste sábado (25) completa 63 anos.
A primeira missa realizada em Planaltina do Paraná foi em 1954, data da fundação da cidade, e foi celebrada pelos padres Carino Corso e Luquino Viero, seis anos antes da fundação da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus. Neste período as missas eram celebradas em uma capela pelo Frei Ulrico Goevert, muito popular em toda a região de Paranavaí.
Ao longo dos 63 anos diversos padres e freis passaram pela comunidade. São eles: freis Amadeu, Enedino Caetano e Agostinho, e os padres Eugênio Nichele, Marino A. Soczek, José Sazami Kumagawa, Roque Basso, Anselmo Antônio de Souza, Inácio Schiroff, Alípio Máximo, Orlando Ribeiro, Anderson Bertolo, Vicente Bento, Antônio Delmiro Avelino, Inácio Schiroff, atual pároco.
A paróquia atende as comunidades de Gauchinha, Comur, São Sebastião, Gleba 11 e Assentamento Milton Santos.
No munícipio existem 11 setores onde é celebrado missas uma vez ao mês. O trabalho pastoral é feito em comunhão com as orientações do bispo diocesano e com o Papa Francisco.