Nesta semana o deputado federal Zeca Dirceu reuniu-se com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para tratar da duplicação BR-376, trecho entre Paranavaí a Nova Londrina. A reunião no ministério foi articulada pelo deputado líder do PT na Câmara e contou com a participação de lideranças políticas de todo o estado.
“É uma grande notícia para o Paraná. Foi uma reunião extremamente produtiva com o ministro Renan Filho sobre as estradas do Paraná. O ministro se compromete a trabalhar pela inclusão da duplicação o trecho da BR-376, entre Paranavaí e Nova Londrina”, afirmou Zeca Dirceu.
A duplicação torna-se necessária devido o aumento exponencial de veículos, com o crescimento do agronegócio no Paraná e no Mato Grosso do Sul, o turismo nos portos do Rio Paraná, especialmente em finais de semana e feriados, além do aumento do turismo regional com famílias após o período de pandemia. O Ministério dos Transportes garantiu que irá trabalhar para que o trecho seja incluído no primeiro ciclo de obras com duplicação, devido ser um trecho de fácil execução do serviço.
Ministro garantiu também que em relação aos outros lotes, quando aumento de fluxo de veículos, haverá mudança no contrato com reequilíbrio das obrigações das empresas contratadas para obras e dos usuários das rodovias.
Entre as lideranças presentes no encontro, estiveram deputados federais Gleisi Hoffmann (PT); Elton Welter (PT); Luciano Ducci (PSB); Tião Medeiros (PP) e Diego Garcia (Republicanos), e os deputados estaduais Arilson Chiorato (PT); Luiz Cláudio Romanelli (PSD) e Evandro Araújo (PSD); o prefeito de Nova Londrina e presidente Amunpar (Associação dos Municípios do No Paraná), Otávio Henrique Grendene Bono; o prefeito de Marilena, José Aparecido da Silva; o prefeito de Planaltina do Paraná, Celso Maggioni; o prefeito de Itauna do Sul, Gilson José Góis; o prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo, Francisco Antônio Boni; a vereadora de Paranavaí, Aparecida Silveira Gonçalves; o Presidente da Socipar (Sociedade Civil Organizada do Paraná), Demerval Adilson Silvestre; o vice-presidente da Socipar, Ivo Pierin Junior; o secretário da Socipar, Dante Ramos Júnior; o tesoureiro da Socipar, Edilson Avelar Silva e o vice-presidente da FETRANSPAR (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná), Afonso Akioshi Shiozaki.