Hoje também apresentamos a Escola Municipal do Campo Clemente Niehues. A instituição de ensino tem como diretora a professora Maria Aparecida da Silva Piassa.
O estabelecimento de ensino de ensino conquistou a média de 7,9 do IDEB em 2019 e em 2021 alcançou 8,4, alcançando o primeiro lugar no IDEB de Paranavaí e o segundo lugar no Paraná.
HISTÓRICO DA ESCOLA
A Escola Municipal do Campo Clemente Niehues foi criada em 5 de agosto de 1992. Possui um total de 98 alunos distribuídos na faixa etária de 4 a 11 anos de idade na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
Funciona em período parcial, matutino e vespertino, e com turmas do infantil 4 ao 5º ano e sala multifuncional (recurso) apenas no período da tarde.
De acordo com a direção, a Campo Clemente Niehues vem se destacando nas avaliações do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, por conta das notas obtidas no IDEB.
Em 1952 foi criada a escola Isolada Água do 28.
Em 1967 foi criada a escola Jorge Lacerda e atualmente a Escola Municipal do Campo Clemente Niehues – recebe este nome em homenagem ao Senhor Clemente Niehues – por ter sido um dos pioneiros de Mandiocaba, que cedeu o espaço de sua casa para a comunidade ter sua primeira sala de aula. Atualmente a Escola atende alunos do Distrito de Mandiocaba e Piracema.
A equipe de trabalho conta com 8 professores, 1 agente de apoio educacional, 1 supervisora, 1 diretora, 1 secretária escolar, 2 estagiários, 1 cozinheira, 2 agentes de conservação, 1 professor de Arte, 1 professor de Inglês, 1 Assistente de Alfabetização e uma professora de musicalização.
A Escola Municipal do Campo Clemente Niehues está sempre participando dos projetos ofertados e conquistando destaques na alfabetização nos anos de 2022 e anos anteriores. Em 2022 conquistou premiações no concurso do Ministério Público (MPT), Sicoob, Proerd. Em 2023 a comunidade escolar vem desenvolvendo O Projeto Doce Leitura, foi premiado com o prémio Educador Inovador, tem o objetivo de incentivar as crianças a criarem o gosto pela leitura e escrita, tendo como propósito final do projeto a produção de um livro por crianças. Também a escola desenvolve os projetos ReBola ressignificando a dança no ambiente escolar (premiado no Educador Inovador), Jeito Doce de aprender matemática, jogos e brincadeiras para o processo de ensino aprendizagem, O Encantado mundo das histórias no desenvolvimento da aprendizagem entre outros.