(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Santiago Uribe é antropólogo, pesquisador social e gestor de políticas sociais
Foto: Divulgação
Santiago Uribe é antropólogo, pesquisador social e gestor de políticas sociais Foto: Divulgação

EM PARANAVAÍ

Antropólogo colombiano apresenta caso de Medellín em palestra nesta quarta-feira

A cidade colombiana de Medellín, que na década de 1980 ficou conhecida mundialmente pelo tráfico de drogas e assassinatos, hoje é referência em transformação. A cidade se tornou modelo de modernização graças à união de agentes públicos, da sociedade civil e do público empresarial, entre outros, para ações em áreas como as culturais e as sociais, com a construção de espaços destinados às comunidades.

O caso de sucesso será abordado em palestra nesta quarta-feira (29), em Paranavaí, pelo antropólogo, pesquisador social e gestor de políticas sociais, o colombiano Santiago Uribe. O também consultor internacional possui mais de 20 anos de experiência na concepção e na gestão de programas e de projetos de desenvolvimento.

O evento, que terá como tema “Desenvolvimento local: a força dos agentes de transformação”, será realizado às 14h, no Sebrae/PR, localizado na Rua Sousa Naves, nº 1.927. A atividade é voltada a gestores municipais e a agentes de transformação, que podem se inscrever para participar gratuitamente pelo formulário online: https://forms.office.com/r/ZznhgH22pJ.

Segundo a consultora do Sebrae/PR, Narliane de Melo Martins, o objetivo é inspirar as lideranças locais e fomentar iniciativas transformadoras.

“Medellín era conhecida por ser violenta, e com inovações e políticas públicas, envolvendo várias lideranças, o resultado foi fantástico, com a resolução dos problemas e a promoção do desenvolvimento. Queremos mostrar que é possível transformar a realidade coletiva de forma organizada e estruturada”, comenta a consultora.

O evento é uma realização do Sebrae/PR, do Sistema Regional de Inovação (SRI) e do Conselho de Desenvolvimento de Paranavaí (Codep), no Território Costa Noroeste.

Segundo a arquiteta e urbanista da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Paranavaí e participante do plenário do Codep como representante do Poder Público, Fernanda Lima Lanziani, a expectativa é que Paranavaí se desenvolva com ordenamento territorial e investimentos aplicados de forma acertada.

“Nesse sentido, o intercâmbio de informações, com a experiência de lugares com ações que mudaram a realidade do setor econômico, é importante para subsidiar futuras ações e planejamento do Codep, de forma a melhorar as tomadas de decisão em prol do município”, diz Fernanda.

Com presença confirmada no evento, Aurélio Maldonado é exemplo de quem trabalha pela transformação, atuando como agente de desenvolvimento em Nova Londrina, há dez anos. O servidor de carreira, contador e especialista em Gestão Administrativa Pública programa uma visita a Medellín, no próximo ano.

Em sua função, Maldonado tem se dedicado à melhoria da qualidade de vida da comunidade, promovendo o crescimento econômico, social e cultural, ao identificar necessidades, planejar e implementar estratégias para abordar tais demandas e colaborar com as diversas partes interessadas para alcançar metas comuns.

“Trabalhamos pelo desenvolvimento nos campos econômico, social, promovemos a participação comunitária e para reduzir disparidades sociais. Buscamos a colaboração com diferentes partes interessadas, desde o governo local a organizações. Passamos por capacitações diariamente, com diversas ferramentas estratégicas para alavancar nosso município”, relata Maldonado.

As informações são da assessoria de imprensa do Sebrae/PR.

Compartilhe: