(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

SALA DE AULA

26ª edição do Festival Monteiro Lobato envolve alunos de 4º e 5º ano das escolas municipais

Alunos dos 4ºs e 5ºs anos de 19 escolas da rede municipal de ensino de Paranavaí estão participando esta semana da 26ª edição do Festival Monteiro Lobato, um projeto de incentivo à leitura, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação. Além dos alunos, o projeto envolve os professores de Língua Portuguesa, famílias e toda a comunidade escolar. Nesta quarta e quinta-feira (29 e 30), as crianças sobem ao palco no Centro de Eventos e fazem esquetes e apresentações musicais com danças, intercaladas com leituras de textos produzidos pelos alunos.

“Este ano, o Projeto Monteiro veio com uma nova proposta. Com a temática ‘Semeando a leitura e a escrita com a contribuição de obras de escritores brasileiros’, pela primeira vez envolvemos as turmas de 4º ano nas apresentações de culminância. E além de avordar obras, literaturas e biografia de Monteiro Lobato, os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer a escritora brasileira Cecília Meireles, despertando, incentivando e promovendo a leitura como fonte de conhecimento a partir das obras desses grandes escritores brasileiros”, explicou a supervisora pedagógica de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação e coordenadora do projeto, Rosângela Viana.

Outra novidade para este ano foi o lançamento da “2ª Coletânea de textos: Pequenos leitores, grandes escritos”, simultaneamente ao Projeto Monteiro Lobato. Na coletânea, os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, Educação Especial e EJA são os escritores das histórias, enquanto as ilustrações foram produzidas pelas crianças da Educação Infantil das escolas, CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) e CEIs (Centros de Educação Infantil) conveniados. E aluna vencedora da ilustração da capa da Coletânea 2023 foi a Manuela Barbosa da Silva, da Escola Municipal do Campo Professora Edith Ebiner Eckert, na Chácara Jaraguá.

Para a secretária de Educação do município, Adélia Paixão, “tudo que envolve a leitura e a interpretação, como o Projeto Monteiro Lobato e a Coletânea de textos e ilustrações, engloba conhecimento para todas as áreas. Sem a leitura, a escrita, a produção de texto e a interpretação, não é possível aprender muito nas demais disciplinas. Só podemos parabenizar a todos os profissionais da Educação que trabalharam durante o ano com muito afinco para gerar as propostas que estamos assistindo durante as apresentações”.

“Nós ficamos emocionados de assistir a essas apresentações, de ver tanta dedicação, tanto talento e tanto cuidado que se tem com a Educação em Paranavaí. Através dessas apresentações as crianças nos transmitem uma alegria gostosa, que conseguimos ver nos olhinhos de cada um”, elogiou o vice-prefeito, Pedro Baraldi.

Keila Metz – diretora de Jornalismo (Assessoria Prefeitura)

Compartilhe: