(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Obra é baseada em experiências compartilhadas em reuniões do projeto voltado para o público masculino
Foto: Divulgação
Obra é baseada em experiências compartilhadas em reuniões do projeto voltado para o público masculino Foto: Divulgação

O HOMEM DA CASA

Livro aborda masculinidades e propõe formas de combater violências de gênero

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Alex tinha 8 anos. Foi espancado pelo pai até a morte e o assassino assumiu que as surras eram “corretivas” para ensinar o filho a “andar como homem”, pois achava que o menino era afeminado demais.

O crime brutal aconteceu no Rio de Janeiro em fevereiro de 2014. Alex teve o fígado dilacerado em decorrência dos sucessivos golpes.

O caso é citado no livro “O homem da casa: pequeno guia para errar menos e viver mais”, coordenado pelo psicólogo Rodrigo Taddeu da Silva, com lançamento nesta quarta-feira (6), às 19h, no anfiteatro da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Paranavaí.

Lançado pela editora Selin Trovoar, o livro é baseado na experiência do grupo com homens chamado “O homem da casa”, que discute masculinidades e apresenta conceitos fundamentais para repensar o modo de ser no mundo.

O projeto surgiu em 2020, antes da pandemia de Covid-19. Os primeiros encontros foram presenciais, mas em razão das restrições sanitárias as reuniões passaram ao formato online. As discussões tiveram a participação de mais de 30 homens de vários estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Mato Grosso Sul e Paraná.

O idealizador Rodrigo Taddeu da Silva conta que no decorrer dos encontros vieram à tona temas pertinentes para o combate às violências e para a promoção de vivências saudáveis. “Assim, a experiência possibilitou o pequeno guia, que não tem a pretensão de acabar em si, mas se apresenta como convite ao engajamento.”

A data de lançamento do livro foi definida estrategicamente: 6 de dezembro é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O evento está previsto na agenda unificada dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres e tem como objetivo convidar homens de diversas idades à reflexão sobre seus comportamentos.

Os exemplares de “O homem da casa: pequeno guia para errar menos e viver mais” estarão disponíveis durante a solenidade de lançamento e também podem ser requisitados pelo e-mail rodrigotaddeu@outlook.com.

Compartilhe: