Paranavaí é a segunda cidade do Brasil e a primeira do Paraná no ranking das cidades com mais atividades econômicas de baixo risco com dispensa de alvarás e licenças. A constatação é do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
O tempo médio de abertura de empresas no município era de aproximadamente 7 dias. Com as mudanças implementadas pelo município, hoje a abertura de uma empresa é concretizada em até 24 horas.
Esta melhoria no ambiente de negócios levou a Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) a encaminhar ofício ao prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes, o Delegado KIQ, cumprimentando o Governo Municipal “pelo notável progresso alcançado, tornando-se a primeira cidade do Estado do Paraná com condições mais desenvolvidas para a abertura de novas empresas e a segunda cidade do Brasil nesse quesito”.
De acordo com a entidade empresarial, o fomento ao empreendedorismo, aliado às mudanças implementadas pelo município, resultou na abertura ágil de empresas, agora realizada em até 24 horas. Essa conquista reflete o comprometimento da Prefeitura em criar um ambiente favorável aos empreendedores”.
Em outro trecho, o ofício, assinado pelo presidente Rafael Cargnin Filho, aponta que “a cidade está se destacando como um exemplo de eficiência na desburocratização do processo de abertura de empresas. A nova regulamentação é essencial para a desburocratização do processo, facilitando a vida dos empreendedores. Os reflexos positivos desse avanço refletem-se na geração de empregos, aumento da renda e no enriquecimento do município”.