REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Chamem-me forasteiro, se assim aprouver, mas permitam que celebre, também, com igual entusiasmo que os filhos da terra, os 71 anos de Paranavaí.
Cheguei como quem não conhece, não entende, não se sente parte e descobri que entre as ruas confusas, com cruzamentos nada convencionais, havia braços abertos prontos para acolher e indicar os caminhos.
Não vim de longe. Apenas 70 quilômetros me separavam da cidade-polo do Extremo-Noroeste do Paraná. Mesmo assim, parecia distante acreditar que dividiria histórias e criaria memórias com gente tão comum e ao mesmo tempo extraordinária que me ajudou a encontrar um lar.
Em Paranavaí, pessoas espalham sorrisos e reservam um tempinho para dizer “bom dia”, “boa tarde”, “boa noite”, ainda que de forma tímida ou protocolar. As mais ousadas arriscam perguntar se está tudo bem e esperam pela resposta para começar aquele dedinho de prosa despretensioso, simpático, caloroso.
Nesses 17 anos de minha passagem por aqui, percebi que o melhor de Paranavaí é o seu povo, que vive debaixo de sonhos, vislumbra futuros, planeja, arregaça as mangas e vai adiante em busca de mais, em busca da prosperidade.
Paranavaí também é comércio, indústria, serviços, agropecuária, educação, cultura, esporte. Paranavaí é progresso e desenvolvimento. É um mundo de possibilidades que se desenham para os próximos 71 anos e tantos outros que virão pela frente.
Chamem-me forasteiro, se assim aprouver, mas permitam que homenageie Paranavaí acompanhado de personalidades que fazem parte dessa história de 71 anos. Para isso, reunimos depoimentos, mensagens e lembranças de quem sempre acreditou e acredita no sucesso de Paranavaí. Confiram a seguir.
“Não poderíamos deixar passar sem uma grande comemoração os 71 anos de Paranavaí. A cidade toda enfeitada e iluminada representa a nossa satisfação em residir em uma cidade bonita, acolhedora, que nos oferece qualidade de vida e é destaque estadual e nacional em vários setores.
Paranavaí vem crescendo como poucas cidades do Paraná. Para mim, é muito importante que sejamos destaque na educação e que já sejamos também uma cidade universitária.
Parabéns a todos que acreditaram e acreditam nessa próspera, imponente e bela cidade.
Paranavaí, seu futuro é glorioso.
Eu amo Paranavaí.”
“Paranavaí tem motivo de sobra para comemorar. Em suas administrações municipais tem tido bons prefeitos que estão sabendo conduzir o município com muita maestria, pensando no futuro. Em tudo isso tem o dedo da Aciap, que colabora no sentido de diversificar sua economia. No campo, temos a mandioca, a laranja, a cana-de-açúcar, o gado, o frango entre outros. Também o setor industrial e os serviços estão em destaque.
No ensino, boas escolas e as universidades são motivo de fixação dos nossos filhos por aqui com bons cursos. Na saúde também temos evoluído muito com bons médicos, boas clínicas bem equipadas e hospital de referência, a Santa Casa.
A qualidade de vida é outro destaque que merece ser mencionado pois aqui temos segurança e locais adequados para lazer. Com as duplicações de rodovias, Paranavaí está voltando a ser um polo regional pela sua estratégica localização.
Então, sim, temos motivo para comemorar muito, pois os próximos anos serão ainda melhores, com boas perspectivas de crescimento, com novos investimentos no município.”
“Comemorar os 71 anos de Paranavaí vai além de um simples marco temporal. Representa um momento de reflexão sobre a história, os desafios superados e as conquistas alcançadas ao longo de todos esses anos.
Celebrar o aniversário de nossa linda cidade é a oportunidade de nos reconectarmos com nossas raízes, valorizar o caminho percorrido até aqui e se orgulhar de todas as realizações que moldaram nosso município e contribuíram para o seu desenvolvimento.
Também é uma forma de reconhecer e homenagear os esforços de todos que aqui construíram sua vida e que fazem Paranavaí prosperar.
Os nossos 71 anos nos renovam e nos dão forças para dar continuidade ao compromisso com o desenvolvimento e o bem-estar de todos os munícipes de Paranavaí.
Parabéns Paranavaí.”
“Amigos do Diário do Noroeste, essa plataforma de comunicação tão importante que se confunde com a história de Paranavaí. Dia 14 de dezembro, Paranavaí completa 71 anos de existência, de emancipação política. Uma história muito importante, principalmente para o Noroeste do Paraná.
Cidade pujante, referência no café, lá atrás, depois na mandiocultura, na cana, na laranja, também na pecuária. Cidade que gerou e gera muitas oportunidades e que é polo da nossa Microrregião do Noroeste.
É sempre importante celebrar todas as datas, mas especialmente esse aniversário de uma cidade que vem crescendo, que se desenvolve com qualidade, e é por isso que eu tenho muito orgulho de ser paranavaiense de representar essa cidade, agora em Brasília.
Paranavaí carrega no seu hino a frase que representa muito bem a sua história, “cidade que não pode mais parar”. Beijo no coração, parabéns a cada um de vocês que fazem parte da história de nossa bela e simpática Paranavaí.”
“Como não lembrar dos cines Ouro Branco e Paranavaí, considerados entre os maiores do Paraná, sessões lotadas, corredores abarrotados para assistir aos filmes do Mazzaropi, Paixão de Cristo e aqueles bangue-bangues antigos, era uma loucura. Cine Ouro Branco tinha capacidade para 2.000 pessoas e o Cine Paranavaí, 850 lugares.
Como não lembrar do Estádio Natal Francisco, do nosso querido ACP, nosso querido Vermelhinho-Fim-da-Linha, como era chamado, e também dos seus ídolos Mangaba, Tatu, Mão de Onça, Noriva e tantos outros.
Como não lembrar das boates da Magali, da Esmeralda, da Clarice, que recebiam de braços abertos católicos, evangélicos, políticos (risos), que no calor das noites iam lá desabafar suas mágoas pagando uma dose e enchendo o caco.
Como não falar do nosso querido Femup, que tive a honra de participar pela primeira vez há exatamente 50 anos – Femup que completa praticamente seis décadas divulgando a Cidade Poesia por todo o Brasil.
Paranavaí do Grupo Gralha Azul, que há 46 anos vem cantando as belezas do Paraná. Gralha Azul de Paulinho, Mauro, Valésio, Preto, Julio e tantas outras pessoas importantes. Tenho a honra de dizer que participo desde a primeira formação. Hoje, com a formação atual (Josias, Eduardo Bana, Rafael Torrente, Juca e eu), temos o compromisso de continuar divulgando Paranavaí através da música.
As cidades são feitas de pessoas. Viva nosso povo. Viva Paranavaí.”