Pesquisas demonstram que sentir gratidão traz benefícios para o corpo e mente. É uma prática recomendada, em conjunto com outras, para todos que buscam mudanças em suas vidas.
A pesquisadora Fuschia Sirois, quando atuava na Universidade de Sheffield, na Inglaterra, realizou estudos para identificar como a gratidão influenciava as pessoas na mudança de comportamentos saudáveis ligados ao bem-estar. Ser grato, em resumo, auxilia no desenvolvimento de uma visão mais positiva sobre as coisas que acontecem na vida. A pessoa, conforme a psicóloga, tende, com o passar do tempo, a dar respostas de uma maneira diferente diante de desafios que antes desta prática tinham como desfecho a geração de estresse.
Pessoas que vivem com doenças crônicas, por exemplo, experimentam diminuição na dor por praticarem a gratidão. A neurociência explica isso a partir da formação e reforço de redes neurais ligados a pensamentos positivos. A psicóloga sugere que as pessoas podem criar um diário da gratidão. Todos os dias, devem anotar pelo menos três coisas que aconteceram durante o dia e pelas quais são gratas.
Este tipo de prática pode ser trazida para a reunião em família na celebração natalina.
Não é necessário executar todas as atividades. Pode ser apenas uma, mas nada impede que todas sejam feitas. O objetivo é trazer um clima de positividade para a celebração mostrando que todas as pessoas, por mais dificuldades que possam passar, sempre têm algo pelo qual podem demonstrar gratidão. Até mesmo os problemas possuem seus aspectos positivos por trazerem aprendizado.
Atividade um – Todos os convidados devem trazer por escrito em uma folha uma coisa que aconteceu durante o ano e pela qual todos da família são gratos e o motivo. Na chegada na casa onde vai ocorrer a ceia, o papel deve ser colocado na árvore de Natal. Em determinada hora combinada, todos devem se reunir para o momento da gratidão e cada família indicará um integrante para escolher um dos papéis. A pessoa vai ler em voz alta o motivo de gratidão daquela família e, em seguida, todos vão aplaudir.
Atividade dois – Antes da ceia, todos se reúnem e cada pessoa deve dizer para o grupo pelo menos uma coisa (definir antes quantas coisas podem ser ditas) que aconteceu durante o ano e pela qual é grata. O importante é dizer o porquê, sem se alongar para a atividade não se tornar cansativa e perder o objetivo.
Atividade três – Pote da gratidão: separe um pote e cada pessoa deve escrever uma carta que será colocada nele. O pote deverá ser lacrado de alguma forma e somente poderá ser aberta no próximo Natal. Nele, a pessoa deve escrever sobre o seu atual momento da vida demonstrando porque sente gratidão por isso. A segunda etapa desta atividade é escrever no mesmo papel o que deseja para o próximo ano. Deve ser algo que ela vá trabalhar para fazer e que quando concluir será grato por aquilo. Pode haver a combinação de que se alguém não estiver presente em 2024, a carta não poderá ser lida.