O Natal chegou e o Ano Novo está chegando. É um período de refletir sobre o que passou e projetar o futuro, mas para tudo isso funcionar muitas coisas precisam ser feitas. A começar pela casa. Segundo a filosofia do Feng Shui, a casa seria o segundo corpo das pessoas e como tudo no universo tem energia, é preciso ter harmonia e equilíbrio para conquistar o bem-estar.
O Feng Shui na tradução livre, significa “vento-água” e a utilização das suas práticas busca a harmonia e equilíbrio entre o homem e a ambiente. É por isso que uma das primeiras medidas no final do ano, antes mesmo de iniciar a decoração de Natal, é a limpeza do ambiente, segundo explica a escritora, palestrante e especialista em Feng Shui, Cris Ventura.
“Antes de pensar na decoração de Natal, precisamos pensar sobre as coisas que estão ocupando lugar na casa e que não são usadas mais. As pessoas devem circular pelos cômodos e verificar o que está quebrado, o que não tem utilidade, o que não faz mais parte da vida e que pode ser consertado, doado ou reciclado. Este é um bom momento para se livrar desses itens e dos excessos e, assim, abrir espaço para a entrada do novo, para a sorte e para as oportunidades”, explica.
Muitas pessoas têm como hábito guardar potes e embalagens com o intuito de usar um dia. Algumas fazem o mesmo com roupas e outras deixam dentro de casa equipamentos estragos com a intenção de mandar consertar, mesmo após comprarem um novo.
O final de ano é perfeito para ser feita uma revisão geral em tudo que está dentro de casa. A doação e reciclagem devem ser priorizadas e o que não tiver como ser aproveitando, deve ser descartado com cuidado para não trazer danos ao meio ambiente. Depois desta etapa, conforme Cris, deve ser feita uma limpeza geral.
“Depois de retirar esses itens, a pessoa deve fazer uma limpeza na casa, uma boa faxina mesmo. E no dia seguinte, fazer uma limpeza energética para que as energias se renovem. A casa pode ser defumada com palo santo ou sálvia. Também dá para usar um difusor de aromas ou incensos como de arruda, eucalipto, cravo e canela. A pessoa, enquanto faz a defumação, pode pronunciar em voz alta preces ou mantras ou colocar músicas com frequências elevadas”, salienta.
Tudo isso vai garantir que a casa estará pronta para o novo. Quem já fez a decoração de Natal pode executar essa faxina assim mesmo e promover alguns ajustes nos elementos.
Elementos
As boas energias podem estar presentes na decoração de Natal e esta é uma ótima época para atrair sorte e prosperidade, segundo Cris Ventura. “Além dos tradicionais enfeites de Natal, as festas e a casa podem ganhar um toque energético especial com o auxílio do Feng Shui. Na decoração, é bom incluir os cinco elementos do Feng Shui, que são madeira, fogo, terra, metal e água”, explica a especialista.
Os elementos podem ser representados por suas cores em objetos, velas ou flores, ou em itens de decoração como tapetes, cortinas, almofadas, vasos, garrafas e principalmente nos itens de mesa como talheres, pratos, copos, taças, toalhas, guardanapos.
Os elementos
- Madeira: presente na cor verde, nos objetos de madeira e nas plantas.
- Fogo: representado pelas formas triangulares, velas e pela cor vermelha.
- Terra: presente nas frutas, na forma quadrada e na cor amarela.
- Metal: simbolizado pelos objetos de metal e itens dourados e prateados.
- Água: representado por formas sinuosas, vidros e espelhos.