(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Campanha Novembro Azul chama a atenção para a necessidade de cuidar da saúde dos homens Foto: Arquivo DN

NOVEMBRO AZUL

Sesa promove seminário virtual para debater masculinidades e saúde pública

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Novembro Azul é uma campanha que incentiva a população masculina a dedicar atenção à saúde, com foco na prevenção de doenças, principalmente o câncer de próstata. A rede pública dispõe de programas voltados para todas as idades, desde a aplicação das primeiras vacinas até o controle de doenças crônicas e o tratamento de infecções sexualmente transmissíveis.

Nesta quarta-feira (10), a partir das 14h, o médico da Família e Comunidade Rogerio Coelho Neto conduzirá um seminário virtual para tratar sobre um grupo específico de homens. O tema do evento será “Mês azul: masculinidades, conceitos atuais e impactos na população LGBTQI+”. A promoção é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que busca alcançar profissionais da vigilância epidemiológica e da atenção primária, equipes que atuam nos municípios e jovens protagonistas de todo o Paraná.

A técnica da Vigilância Epidemiológica da 14ª Regional de Saúde, Maria da Penha Francisco, explica a necessidade da abordagem sobre os homens LGBTQI+. A avaliação é que muitas vezes as diferentes denominações de orientação sexual e identidade de gênero não são acolhidas de forma apropriada, o que leva os homens a se afastarem dos programas oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Precisamos inserir essa população nas políticas de saúde pública.”

Um passo importante nesse sentido é a Resolução 974/2021, assinada no dia 28 de outubro pelo secretário estadual de Saúde, Beto Preto, que dispõe sobre o uso do nome social e do reconhecimento da identidade de gênero de usuários transexuais e travestis em todas as unidades da Sesa, bem como prestadores de serviços de saúde vinculados ao SUS no âmbito estadual.

O documento estabelece que “as pessoas travestis e transexuais que queiram ser chamadas pelo nome social deverão manifestar essa vontade perante o órgão, entidade, instituição ou empresa”, sendo vedada “a exigência de testemunhas ou de quaisquer outros requisitos que não a autodeclaração”. Conforme a técnica de Vigilância Epidemiológica, a concretização dessas medidas dará à população LGBTQI+ a certeza de que também faz parte da rede de atenção à saúde.

Novembro Azul – Neste ano, a Sesa propôs como tema da campanha Novembro Azul: “Cuidar da saúde também é coisa de homem! Previna-se, cuide da sua família e procure a Unidade de Saúde mais próxima”. A ideia é fortalecer o acesso dos homens à Atenção Primária à Saúde (APS), mantendo a população masculina mais perto dos serviços, evidenciando a necessidade dos cuidados rotineiros e das consultas periódicas.

O movimento teve início na Austrália em 1999, quando um grupo de amigos decidiu que deixar o bigode crescer chamaria a atenção para a importância de cuidas da saúde masculina. Eles arrecadavam recursos e repassavam para instituições de caridade.

A ação ganhou notoriedade e se espalhou pelo mundo. Chegou ao Brasil em 2008, através do Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. Em 2009, a Portaria 1.944 instituiu a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem no âmbito do SUS, visando à redução da mortalidade da população masculina.

A campanha Novembro Azul é semelhante à Outubro Rosa, que aborda os cuidados com a saúde da mulher, com ênfase na prevenção e no tratamento de dois dos principais tipos de câncer, o de mama e o de colo do útero.

Serviço – Para participar do seminário virtual desta quarta-feira é necessário acessar o canal da Sesa no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=t8PQn7pc1ZM). A interação do público com o palestrante será através de mensagens de texto na própria página de transmissão.

Compartilhe: