REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
As vendas de Natal deste ano tiveram crescimento tímido na comparação com o mesmo período de 2022. Um levantamento da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) apontou variação de 2,09%.
O desempenho ficou abaixo do esperado. “A expectativa não se consolidou”, disse o gerente-executivo da Aciap, Carlos Henrique Scarabelli, considerando que o cenário de 2023 se mostrou mais favorável que anteriormente.
“No aspecto climático, não choveu tanto como no ano passado.” Outro ponto que pesou nas previsões otimistas foi a decoração de Natal, que “estava muito bonita e atraente; o Centro ficou extremamente bonito”, disse Scarabelli.
O fator econômico também indicava números melhores. No terceiro trimestre deste ano, a taxa de desemprego no Brasil ficou em 7,7%. O índice trouxe recuo de 0,4 ponto percentual em relação ao segundo trimestre e 1 ponto percentual na comparação com o mesmo período de 2022. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o gerente-executivo da Aciap, é difícil explicar os motivos para a elevação abaixo do esperado.
Inclusões – De acordo com a Aciap, houve redução no volume de inclusões no sistema de devedores. Até terça-feira (26), foram cadastradas 740 dívidas no banco de dados, contra 810 no mesmo período de 2022, ou seja, queda de 8,64%.
Campanha de Natal – Scarabelli citou a campanha de Natal, realizada em parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP), que distribuiu cupons com prêmios instantâneos para os consumidores.
Entidades de todo o estado participam da ação de fomento e Paranavaí teve sete ganhadores. Cinco deles receberam R$ 200 e dois foram premiados com R$ 300.
Em 2023 houve recorde na quantidade de empresas que aderiram à campanha de Natal e a Aciap distribuiu mais de 600 kits. Diante da grandiosidade, a expectativa é que o prêmio principal, um Hyundai Creta, saia para um cliente de Paranavaí.
No ano passado, dois paranavaienses foram sorteados e faturaram os maiores prêmios, um Jeep Renegade e uma motocicleta Honda.