REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
No dia 25 de novembro, advogados da Região Noroeste definirão a nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Paranavaí. O lançamento oficial da única chapa inscrita para o pleito, a 11 de Agosto, foi na tarde de ontem. O candidato a presidente é Anderson Donizete dos Santos, que já esteve à frente da entidade por dois mandatos. Eleito, terá Lago Vaz na vice-presidência, Célia Aparecida Zanatta na função de secretária-geral, Caroline Martins Piton como secretária-geral adjunta e Alvino Gabriel de Novaes Mendes exercendo o papel tesoureiro.
O voto é obrigatório, mas só podem participar do pleito aqueles que estiverem adimplentes com as obrigações até o dia 26 de outubro. Entre os advogados aptos para votar, os que se abstiverem estarão sujeitos a penalidades.
Em entrevista ao Diário do Noroeste, Anderson Donizete dos Santos disse que a meta da gestão será valorizar os advogados, lutar por honorários dignos e defender a integralidade das prerrogativas profissionais. Outra proposta apresentada pelo candidato à presidência da OAB de Paranavaí é resgatar a aproximação com a categoria, prejudicada pela pandemia de Covid-19. Também quer fortalecer as ações voltadas para a advocacia iniciante.
A atual presidente da Subseção de Paranavaí, Céliza Zanatta, falou em favor da chapa 11 de Agosto, que também concorre em âmbito estadual. “Merece nosso apoio, nosso reconhecimento.” Em seguida, elogiou a trajetória da OAB-PR, afirmando que sempre busca o que é mais positivo para os advogados paranaenses.
Primeira mulher – A solenidade de apresentação da chapa 11 de Agosto também foi marcada pela presença da primeira mulher a concorrer à presidência da OAB-PR ao longo de 90 anos, Marilena Winter. “Queremos influenciar muitas gerações e ver mulheres em posição de tomada de decisão.” Entre os projetos defendidos por ela está o acolhimento de advogadas vítimas de violência, estendendo também a assistência à sociedade. A prevenção aos casos de agressão contra a população feminina também está nos planos da candidata.
Marilena Winter disse que a 11 de Agosto é formada por pessoas sem inclinações partidárias, uma classe plural que respeita os diferentes posicionamentos políticos, tendo sempre como foco o fortalecimento da advocacia e a consolidação da democracia. “Um grupo com espírito ético e solidário.”
Ela é a atual vice-presidente da OAB-PR e garantiu que o trabalho durante sua gestão será voltado para fazer com que a justiça funcione e seja mais célere, sem que haja interferência do Judiciário nos honorários dos advogados. O objetivo, enfatizou Marilena Winter, é fazer da advocacia do Paraná uma referência em todo o país.
Evento prestigiado – O lançamento da 11 de Agosto em Paranavaí reuniu advogados de toda a região em um almoço. O evento foi marcado pelas manifestações de apoio em âmbitos regional e estadual. No Noroeste do Estado, além de Paranavaí, a Subseção da OAB chega às comarcas de Terra Rica, Alto Paraná e Paraíso do Norte, além do município sede.