Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Reabertura dos trabalhos será às 14h30, ainda sem votação de projetos de lei Foto: Valdir Amaral/Alep

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Parlamento paranaense retoma as atividades no dia 5 de fevereiro

Deputados e deputadas estaduais retornam às atividades plenárias na segunda-feira, 5 de fevereiro, na Assembleia Legislativa do Paraná, após o recesso parlamentar. Conforme previsto na Constituição do Estado, a sessão inaugural de cada ano legislativo é marcada pelo recebimento e a apresentação da mensagem do Poder Executivo, com conteúdo que trata da situação do Estado e aponta medidas de interesse do governo.

A reabertura dos trabalhos será às 14h30 e a primeira reunião ordinária do ano ainda não contará com a Ordem do Dia, ou seja, com a votação de projetos de lei, o que deve ocorrer no dia 6.

Com o fim da pausa regimental, o parlamento também reabre a agenda das reuniões das comissões permanentes e temáticas, sessões solenes e audiências públicas.

A atividade do próximo dia 5 marca o início da segunda sessão legislativa da 20ª Legislatura, que começou com uma produção intensa em 2023, quando a Assembleia Legislativa do Paraná bateu recorde de projetos apresentados: foram protocolados 1.059 projetos de lei ordinária, 14 projetos de lei complementar; 10 projetos de resolução; 6 projetos de decreto legislativo; 2 propostas de emenda à Constituição, além de 3.393 documentos entre proposições de autoria dos deputados estaduais, do Poder Executivo, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), do Ministério Público do Paraná (MP-PR) e da Defensoria Pública.

Projetos – Entre as votações, projetos primordiais para o Paraná, como o Plano Plurianual e a Lei Orçamentária Anual, que ditam o planejamento e a aplicação dos recursos no Estado.

Além disso, a Casa de Leis realizou 123 sessões ordinárias e 27 sessões extraordinárias. Também foram promovidas 61 sessões solenes e 89 audiências públicas com o debate de temas importantes para a sociedade e o reconhecimento a personalidades ou entidades com relevantes serviços prestados à comunidade paranaense.

Transmissão – A solenidade de instalação dos trabalhos parlamentares da Assembleia Legislativa é aberta ao público e à imprensa. A sessão será transmitida ao vivo e pode ser acompanhada a partir das 14h30, pela TV Assembleia, por meio do canal 10.2, em TV aberta, e no canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do Youtube do Legislativo.

Compartilhe: