Tomaram posse nesta quarta-feira (07) 46 novos integrantes do Conselho Estadual da Juventude (Cejuv). São representantes da sociedade civil organizada e de órgãos governamentais. Eles vão orientar as políticas nessa área para o biênio 2024/2026. A cerimônia foi realizada no Palácio Iguaçu.
Foram empossados 23 novos conselheiros e seus suplentes, selecionados a partir de um processo que contou com ampla participação de jovens. Apenas a cadeira da Juventude do Meio Rural ainda não indicou titulares e suplentes.
O Conselho Estadual da Juventude é um órgão consultivo e deliberativo, criado para promover a participação ativa dos jovens na construção de políticas públicas voltadas para essa parcela da população. Sua atuação se estende desde a formulação de propostas até a fiscalização e acompanhamento da implementação de programas e ações destinados aos jovens.
A elaboração de políticas públicas para este segmento populacional é de responsabilidade da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), com a participação do Cejuv.
Segundo o secretário da pasta, Rogério Carboni, a posse da nova gestão ajuda a fortalecer o protagonismo juvenil no Paraná. “Os conselheiros têm a responsabilidade de defender os interesses e direitos dos jovens no Estado. Eles passam a ser os representantes dos demais, de trazer seus anseios e o que podem fazer para que essa faixa seja ainda mais ouvida”, disse.
Para o conselheiro João Antônio Scandolara, que representa a União Paranaense dos Estudantes, o espaço é essencial para a representatividade de todos os jovens. “Aqui estamos em um espaço democrático, de pluralidade e de debates, em busca do melhor para a juventude. É aqui que traremos as reivindicações dos jovens, do que mais precisam, para que possamos debater a melhor forma de atendimento”, afirmou.
Presidência – Após a posse, aconteceu a eleição para a escolha da presidência e vice-presidência do colegiado. A coordenadora das Políticas da Juventude da Sedef, Silvia Cristina de Lima, foi eleita presidente, e Rulliana Shayra Caldeira de Lima, representante da União da Juventude Socialista do Paraná, será a vice-presidente.