A Prefeitura de Rondon também pretende melhorar as condições de moradia. Para isso, participa de um projeto em parceria com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar)
Com a realização de aulas remotas, em virtude da pandemia de Covid-19 e a necessidade de manter o distanciamento social, a Prefeitura de Rondon aproveita a oportunidade para investir na melhoria de escolas públicas. O Centro Municipal de Educação Infantil Menino Deus é um exemplo. O prédio recebeu melhorias em toda a infraestrutura, desde a cobertura até as redes elétrica e hidráulica, além de pintura.
A Escola Municipal Agrupada Bernardelli também passou por mudanças importantes, como a troca da cobertura, da mesma forma que outros estabelecimentos de ensino que estão recebendo nova pintura. O objetivo da secretária de Educação, Sueli Scoqui, é readequar todo o espaço educacional e, ao mesmo tempo, preparar ações pedagógicas para o retorno das aulas presenciais, assim que for liberado.
Na avaliação da secretária, a equipe de profissionais técnicos terá condições de desenvolver trabalhos de qualidade na formação das crianças e, assim, elevar as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Saúde – Outra prioridade para a Administração Municipal de Rondon é a saúde. O objetivo do prefeito Roberto Aparecido Corredato é diminuir as filas de exames e consultas, a partir do realinhamento da equipe multidisciplinar.
Pensando nisso, a secretária responsável pela pasta, Giselma Aparecida Andreazi Giuliangeli, firmou convênios com especialistas, o que permitiu a retomada dos serviços de odontologia no Distrito de Bernardelli, duas vezes por semana, depois de quatro anos. Na Vila Rural, mais um avanço: agora os moradores contam com atendimento médico uma vez por semana, e a ideia é ampliar a frequência.
Habitação – A Prefeitura de Rondon também pretende melhorar as condições de moradia. Para isso, participa de um projeto em parceria com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), vinculado ao Programa Casa Verde e Amarela, do Governo Federal. A parte da Administração Municipal é a doação de terrenos para a construção de 104 unidades habitacionais.
Infraestrutura – Vias públicas fazem parte de outra frente de trabalho da prefeitura. Sob a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a Administração Municipal está investindo na reforma e na restruturação da Avenida Brasil e no recape de outras ruas da cidade, num total de 19 mil metros. Também deu início à pavimentação da via que segue até o Cemitério Municipal.
Atração de empresas – Dentro do contexto da pandemia de Covid-19, oferecer condições para que as empresas gerem emprego e renda é fundamental. Esse é o entendimento do prefeito Corredato e de toda sua equipe, o que motivou a Administração Municipal a se aproximar da classe empresarial e oferecer benefícios, por exemplo, o uso de máquinas para a preparação de terrenos para novos negócios.
As conversas vislumbram a possibilidade de ampliação de algumas empresas já instaladas em Rondon, como a usina de açúcar e o abatedouro de aves. Para a atração de investimentos, cessão de dois terrenos – um para o mercado atacadista, que no primeiro momento irá gerar 50 empregos e investimentos de R$ 5 milhões, e outro para uma empresa local que está em fase de ampliação, atuando no ramo de atacado.
Agricultura e meio ambiente – Importante avanço para o desenvolvimento de Rondon, a criação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente tornou possível reunir profissionais técnicos que auxiliam os produtores rurais. Para se ter uma ideia, são 33 produtores de morango e aproximadamente 1 milhão de mudas plantadas, o que representa manutenção de postos de trabalho e incremento na economia local.
Na pecuária, o investimento inclui a contratação de um inseminador, que atende 23 produtores de leite e leva informações e apoio técnico a custo zero. A atuação do profissional contribui para a melhoria genética dos rebanhos e torna a produção mais competitiva no mercado.
Outro técnico foi incorporado à equipe para coordenar a Patrulha Rural, que dispõe de sete tratores para atender pequenos e médios produtores, além de uma pá carregadeira, trataor com implementos exclusivos para fazer os canteiros de morango e uma equipe de manutenção das estradas rurais.
No âmbito ambiental, a Administração Municipal trabalha no plano de ICMS ecológico, para garantir recursos voltados à manutenção de florestas nativas e implementação de melhorias, como a criação da guarda ambiental e ações de educação e conscientização. A previsão é arrecadar R$ 5 milhões por ano. A proposta inclui 35 áreas de florestas em 2.250 hectares.
Apoio parlamentar – A realização das obras e as projeções de novos investimentos são possíveis graças ao apoio de deputados estaduais e federais que destinaram recursos de emendas parlamentares. No âmbito estadual são citados pela Administração Municipal Jonas Guimarães, Do Carmo, Adriano José e Marcel Miqueleto. Na esfera federal, Ricardo Barros, Aline Sleutjes, Zeca Dirceu, Rubens Bueno, Felipe Francischini e Reinhold Stephanes. A parceria do Governo do Estado também é ressaltada. (RS)