REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O Ministério da Saúde liberou o estoque de inseticida contra o Aedes aegypti para Paranavaí. A expectativa é de que o carregamento chegue esta terça-feira (20) para aplicação imediata. A confirmação veio da 14ª Regional de Saúde, responsável por intermediar os pedidos feitos pelos municípios.
A Vigilância em Saúde esperava que o produto fosse entregue na semana passada, mas a alta demanda por todo o país provocou atraso.
A princípio, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) enviará três veículos para aplicação do inseticida, todos equipados com pulverizador de ultra baixo volume (UBV) – são conhecidos como carros fumacês. O objetivo é percorrer os bairros da cidade com maiores índices de infestação do mosquito e casos positivos da doença.
Serão as mesmas regiões em que agentes de combate a endemias (ACEs) e comunitários de saúde (ACSs) promoveram mutirões de limpeza ao longo das últimas semanas: São Jorge, Silvio Vidal, Luiz Lorenzetti, Geraldo Felipe, Vista Alegre, Santos Dumont, Vila Operária e Ouro Branco.
A Vigilância em Saúde também implantará armadilhas – antes e depois da aplicação do inseticida – para identificar a eficácia do controle da infestação do Aedes aegypti. São chamadas de “ovitrampas” e consistem em pequenos baldes com uma espécie de adesivo, água e larvicida biológico, onde as fêmeas depositam seus ovos. Posteriormente, os técnicos farão a comparação da quantidade de ovos.
No dia 9 de fevereiro, a Prefeitura de Paranavaí decretou situação de emergência em razão do avanço da epidemia de dengue.