Sábado, dia 13 de novembro, é o último dia de atividades da Semana do Femup. E para fechar com chave de ouro, a programação do Festival será dividida nos três períodos: manhã, tarde e noite.
A partir das 10, na Casa da Cultura Carlos Drummon de Andrade, acontece o workshop “Escreviver: como viver da escrita?”, com o premiado escritor André Kondo. Ele vai compartilhar sua vivência e apontar múltiplos caminhos e formas de escrita para a realização de sonhos literários.
Às 14h30 começam as leituras dramatizadas dos contos selecionados para o Femup, também na Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade. Serão quatro trabalhos selecionados, de autores do Paraná, São Paulo e Minas Gerais. O conto “A nona barragem”, de Nando Nogueira (Jundiaí-SP) será interpretado pelas leitoras da Cia Pausa para o Riso – Karina Lima, Juliana Santana, Kátia Batista, Fabiana Marinho e Ana Paula Gheno. Em seguida, as leitoras do grupo Fuerzadel Toro – Luciana Guedes, Jaquelina Lira, Jane Carvalho e Tânia Volpato – farão a leitura dramatizada do conto “Mariana, ao Mar”, de Camila Fernandes (Governador Valadares-MG). O terceiro conto será “Natureza”, de Renato Benvindo Frata (Paranavaí-PR), que será interpretado pela leitora Rosi Sanga. O último trabalho, o conto “Pandemia do Ódio”, de Grégori Gabriel (Paranavaí-PR) será dramatizado pelas leitoras do grupo Guardiãs da Arte – Adriana Prado, Emanuele Machado, Ana Júlia Brandão e Leyla de Araújo.
E à noite, a partir das 20h, acontece a última “Noite de Gala”, com as apresentações do segundo grupo de trabalhos premiados no 56º Femup, na Praça dos Pioneiros. A abertura da noite de apresentações será feita pela Orquestra Municipal.
A 56ª edição do Femup teve um número recorde de inscrições. Foram 1.524 obras inscritas através do Formulário on-line disponibilizado pela Fundação Cultural, sendo 699 inscrições na modalidade Poesia, 457 na modalidade Conto e 368 na modalidade Música. O Femup recebeu inscrições de aproximadamente 370 municípios de vários Estados do Brasil, além de outros países, como Portugal e Japão.