A Alelo, especialista em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas, divulga em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), os novos dados dos Índices de Consumo em Supermercados (ICS) e Índices de Consumo em Restaurantes (ICR), elaborados a partir das compras realizadas com benefício alimentação e benefício refeição.
A apuração revela que o valor gasto e o número de transações em supermercados na região Sul tiveram um aumento de 1,2%, enquanto o número de transações caiu 0,2% em janeiro. Porém, no acumulado dos últimos 12 meses, os indicadores de volume e valor gasto são positivos em 13% e 19,4%, respectivamente. Em 2023, os supermercados registraram aumento no volume de vendas de 9,2%.
Quando o assunto é alimentação fora de casa, analisando o mesmo período (janeiro 2022 e 2024), os restaurantes tiveram queda de 0,6% no número de transações efetivadas, em paralelo a um incremento importante de 5,8% no valor das vendas desses estabelecimentos. Apesar dos desafios, o valor médio por transação cresceu (+6,4%).
Considerando o uso do vale-alimentação no faturamento desses estabelecimentos, a expansão chegou a 15,9%, impulsionada em certa medida pelo aumento de 6,2% no valor médio por transação.
Com relação aos restaurantes, o volume de transações e o valor das compras também foi negativo em janeiro, com quedas de 1,1% e 0,8%. No recorte dos últimos 12 meses, no entanto, os resultados foram positivos, com um aumento de 6,5% no volume das transações e 10,4% no valor gasto.