O Instituo VC Run é um grupo de corridas de Paranavaí que vai além das práticas esportivas. É considerado pelos participantes um círculo familiar; eles se encontram e usam treinos para saírem de suas rotinas, socializarem com outras pessoas e até mesmo superarem obstáculos impostos pela vida.
“O instituto tem por objetivo tirar as pessoas do sedentarismo, fazer uma atividade física e socializar com outros integrantes. Tem participantes que entraram no grupo e melhoraram não apenas a saúde física, mas encontraram um apoio emocional”, diz Alison Cardoso de Oliveira, presidente da entidade.
O Instituto VC Run é uma organização sem fins lucrativos de incentivo ao esporte e à atividade física, que nasceu em 2017 entre dois amigos, Camila e Bruno, que tinham o intuito de treinarem para uma prova que aconteceria em Paranavaí naquele ano. No começo o grupo foi formado por aproximadamente 14 pessoas e hoje é composto por cerca de 100 participantes.
Na última quarta-feira (21) a equipe do Diário do Noroeste acompanhou um dia de treinamentos do Instituo VC Run e conheceu histórias de pessoas que viram suas vidas mudando para melhor após a entrada no grupo.
A empresária Elizabeti Estrela, 55 anos, encontrou no grupo um apoio emocional para superar a morte do esposo. “Minhas filhas moram em outra cidade e aqui é como uma família. Me motiva muito pela amizade e companheirismo que todos têm.”
Ela afirma também que a prática regular das caminhadas e das corridas ajudou a superar a insônia e câimbras que apareciam com frequência.
Já para o gerente de posto de combustível Marcelo Martins da Silva, 43 anos, o início no instituto, em 2022, foi por motivos de saúde. “Eu era sedentário, pesava 113 quilos e fui diagnosticado com diabetes.”
Ele ressalta que a entrada no grupo foi uma mudança de chave em sua vida. “Nesse período comecei a caminhar, depois passei a correr 5 e 10 quilômetros, participei de três meias-maratonas e neste ano [2024] vou participar da minha primeira maratona.” O problema com a diabetes foi superado e o peso baixou para menos de 100 quilos.
É por meio do VC RUN que os participantes descobrem o quanto são capazes de superarem obstáculos do dia a dia. Exemplo da dentista Grace Fiorio. “Nossa evolução e superação nas corridas te mostra que na rotina podemos superar diversos desafios.”
Participante do grupo há sete meses, ela também ressalta o ambiente familiar que encontra nos dias de treinos. “É muito bom para a nossa cabeça.”
Os treinos do Instituo VC Run são de segunda a sexta-feira. Nas segundas, quartas e sextas-feiras são realizadas as caminhadas e as corridas, que iniciam às 18h30 com saída da frente da empresa Mudanças Paranavaí, na Avenida Deputado Heitor de Alencar Furtado.
Nas terças e quintas-feiras, às 19h, há os treinos funcionais, que acontecem no Ginásio do Noroestão.
O presidente da entidade explica que podem participar pessoas de todas as idades, que o grupo não tem por finalidade obter resultados esportivos. “Um espaço de prática esportiva democrático.”
As inscrições podem ser feitas por meio das redes sociais do instituto e o único custo que o participante tem é aquisição da camiseta do grupo. Parte do valor arrecadado com a venda é destinada ao Grupo Apra – Apoio à Posse Responsável de Animais.
Apesar de o Instituto participar de competições, a finalidade maior é o bem-estar dos participantes, mas foi por meio também do grupo que algumas pessoas despertaram o interesse em competir seriamente.
Para mais informações sobre o Instituo VC Run, siga o perfil no Instagram @institutovcr ou pelo WhatsApp.