Na manhã desta segunda-feira (26) o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) definiu os três advogados que concorrerão à vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional. O advogado de Paranavaí Fábio Luis Franco – representante da região Noroeste do Estado – está presente na lista que será enviada ao governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Os nomes foram escolhidos a partir da lista sêxtupla formulada pelo Conselho Pleno da OAB Paraná no dia 24 de outubro de 2023.
Os três mais votados foram: Renata Melfi de Macedo (87 votos), seguida de Helena de Toledo Coelho (78 votos) e Fábio Franco (63). A vaga a ser preenchida é decorrente da aposentadoria da desembargadora Vilma Régia Ramos Rezende.
Além deles, integraram a lista sêxtupla: Luís Augusto Polytowski Domingues (49 votos), Douglas Bonaldi Maranhão (42 votos) e André Luiz Baumi Tesser (29 votos).
De acordo com fontes do “Blog Politicamente”, dois nomes despontam como favoritos: Fábio Franco e Renata Melfi de Macedo.
Fábio Luis Franco foi conselheiro, vice-presidente e presidente da OAB Paranavaí. Ele tem o apoio das seccionais da OAB do interior, que pressionam por mais representatividade no Tribunal de Justiça do Paraná, e do presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Frederico Mendes Junior — que tem excelente trânsito e interlocução no Palácio Iguaçu. O advogado paranavaiense prefere não se manifestar neste momento.
Renata Melfi de Macedo tem entre seus simpatizantes o prefeito de Curitiba Rafael Greca, além de outros grupos de desembargadores com força política dentro do tribunal. Helena de Toledo Coelho, por sua vez, conta com o apoio irrestrito da presidente da OAB paranaense, Marilena Winter.
Com informações do Blog Politicamente.