Saci importunador
O título parece engraçado. Não é; só irônico. Imagine ser mulher e trabalhar na reportagem de um clássico do tamanho de Internacional e Grêmio pelo Campeonato Gaúcho de Futebol. Pois a jornalista Gisele Kümpel trabalhava no Gre-Nal do último domingo e fez uma denúncia de importunação sexual. Ela contou que foi abordada de forma inadequada pelo Saci, o mascote do Inter na comemoração do gol que deu a vitória ao Colorado por 3×2. O mascote tem nome e sobrenome e vai responder pela violência. Tanto que já foi afastado das suas funções no clube. Que seja dado o amplo direito de defesa e que as mulheres possam ser protegidas nos estádios de futebol. Caso de polícia, devidamente registrado na Delegacia. O Inter se mostra muito colaborativo, o que é um ponto favorável.
Câmara de Paranavaí na causa da mulher
Enquanto o Saci incomoda mulher em trabalho, Paranavaí avança com um projeto que visa dar segurança em bares, restaurantes, casas noturnas e eventos. Determina que os estabelecimentos adotem medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco. Nesta segunda-feira a matéria foi aprovada em primeira discussão. Projeto assinado pela vereadora Cida Gonçalves.
Vereadores e a reeleição
Conversando ontem com um grande conhecedor da política de Paranavaí, obtive uma análise que vale a pena registrar. Por enquanto a cidade tem oito dos atuais dez vereadores candidatíssimos à reeleição. O que se comenta nos bastidores é que o presidente Luís Paulo Hurtado e o ex-presidente Leônidas Fávero Neto não devem pleitear novos mandatos. Ambos têm outros projetos.
Palácio Ivaí
O vereador Luís Paulo está de olho no Poder Executivo. Integrante do grupo político do prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ) e do deputado federal Tião Medeiros, ele acompanha o desenrolar das conversas (o pré-candidato de KIQ seria o industrial Mauricio Ghelen). Também cotado para a Prefeitura de Paranavaí e com a simpatia do deputado Medeiros, Leônidas tem outras questões a resolver. Primeiro: médico conceituado, tem a agenda cheia e a carreira consolidada. Segundo: suplente de deputado estadual, pode assumir o mandato por conta de parlamentares candidatos a prefeito. Os próximos meses serão determinantes. Em março haverá janela partidária, isto é, período em que os parlamentares poderão mudar de partido sem perda de mandato.
O que diz
Em conversa com o DN ontem pela manhã, Luís Paulo confirmou o seu objetivo de pleitear a Prefeitura. Mas adverte que faz parte de um grupo que tem Leônidas e Pedro Baraldi (atual vice-prefeito) que também buscariam viabilidade na disputa pelo Palácio Ivaí. Reiterando a pré-candidatura, o atual presidente da Câmara se mostra favorável ao diálogo e não descarta compor até mesmo para ser vice-prefeito. Dificilmente será candidato a vereador, mas não fecha as portas. Resumindo a carreira, lembra que é vereador pela primeira vez e neste período foi vice-presidente e presidente da Casa de Leis. Quer buscar novas metas.
Repelente nas alturas
O mercado de repelentes explodiu por conta do aumento dos casos de dengue. Embora não haja tabelamento, a coordenadora do Procon Estadual, Cláudia Silvano, alerta que aumentos injustificáveis de preços infringem as normas de defesa do consumidor. Portanto, não é possível que neste momento de dificuldade por causa das emergências geradas pela epidemia ou surto de dengue sirva para lucrar de forma desproporcional. Fique atento. Aproveite para seguir as regras de cuidados, mantendo quintais limpos e sem água parada.