(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Equipe do Observatório Social em conversa com estudantes do Colégio Estadual Cívico-Militar Flauzina Dias Viégas Foto: Ivan Fuquini

OBSERVATÓRIO SOCIAL

Alunos da rede pública recebem orientações sobre cidadania, direitos e deveres

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Ao final das atividades, os estudantes serão incentivados a apresentar ideias inovadoras que destaquem a importância da cidadania, da educação fiscal ou da educação financeira

Todas as pessoas têm direito à educação. Através do conhecimento, é possível alcançar a plenitude da cidadania aplicando os conceitos de respeito, ética e responsabilidade. Usando esse exemplo, a presidente do Observatório Social de Paranavaí, Elzi Garbo, explicou para os alunos do Colégio Estadual Cívico-Militar Flauzina Dias Viégas a importância da escola na formação de cidadãos e cidadãs conscientes.

Os estudantes do oitavo ano participam do projeto Cidadania em Foco – Educação Fiscal e Financeira em Ação. Receberam orientações sobre a Constituição Federal de 1988 e como é determinante na manutenção dos direitos da população. Também aprenderam que o voto consciente é uma ferramenta de transformação.

Alguém sabe quais são os três poderes? Executivo, Legislativo e Judiciário. Em qual deles atuam os vereadores? No Legislativo. Então, que tal conhecer a Câmara de Paranavaí? O projeto prevê uma visita à Casa de Leis, com dinâmica interativa e conversa a respeito dos papéis dos agentes públicos.

A professora Maria Aparecida Dias elogiou o trabalho do Observatório Social de Paranavaí e ressaltou que debates como esses estimulam a disciplina e o comprometimento. O tópico sobre as eleições também chamou a atenção da professora, da mesma forma que os apontamentos sobre direitos e deveres.

O CECM Flauzina Dias Viégas foi o primeiro a receber a equipe do Observatório Social, que também passará por mais 11 escolas de Paranavaí e Tamboara. Cada turma terá três encontros e os alunos receberão materiais gráficos com uma série de informações afins.

Ao final das atividades, os estudantes serão incentivados a apresentar ideias inovadoras que destaquem a importância da cidadania, da educação fiscal ou da educação financeira. Poderão criar jogos, aplicativos e peças de teatro, entre outras possibilidades.

Compartilhe: