(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PARANAVAÍ

Banda Garrafão encerra edição comemorativa do Festival de Folia de Reis no próximo domingo

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Aghata Mirela dos Reis da Cunha tem 10 anos de idade, é aluna da Escola Municipal Deusdete Ferreira de Cerqueira Neto, no Conjunto Habitacional Luiz Lorenzetti, e participa do projeto Futuro Integral, desenvolvido pelo Sesc Paranavaí em parceria com a Secretaria de Educação.

Nesta segunda-feira (11), Aghata ajudou a confeccionar cartazes para o 40º Festival de Folia de Reis, marcado para o próximo domingo (17), no complexo esportivo do Sesc, com início às 14h. A edição comemorativa reunirá uma série de atrações artísticas e culturais, dentre as quais, a Banda Garrafão, que fará o show de encerramento a partir das 16h30. A entrada é gratuita.

Também se apresentarão a Orquestra Municipal, o Grupo de Canto da Terceira Idade do Sesc e sete companhias de Folia de Reis de diferentes cidades paranaenses: Estrela do Oriente (Loanda), Estrela Guia (Paranacity), Anunciando o Rei Messias (Maringá), Companhia Canarinho (Distrito de Longuinópolis, Braganey), Mensageiros da Paz (Londrina), Sol Nascente (Juranda) e Luz do Oriente (Distrito de Graciosa, Paranavaí).

O Sesc Paranavaí é o único do Paraná a promover o Festival de Folia de Reis. A atividade está incluída no programa Sesc Regionalidades, que tem como principal objetivo valorizar a diversidade cultural incentivando as produções regionais.

Técnica de Cultura e Ação Social do Sesc Paranavaí, Luciana Guedes coordena o 40º Festival de Folia de Reis. Ela explica que a programação deste ano é especial e traz as marcas da Região Noroeste. A Banda Garrafão começou no Distrito de Graciosa.

Técnica de Educação do Sesc Paranavaí, Tânia Mara Volpato fala da importância de envolver os estudantes na preparação do evento. A confecção de cartazes com as bandeiras dos Três Reis Magos é uma maneira de fortalecer a tradição cultural da Folia de Reis e garantir que seja conhecida pelas próximas gerações.

Para Aghata, a menina de 10 anos citada no início desta matéria, a atividade foi positiva. Ela não conhecia a história dos Três Reis Magos, personagens bíblicos que levaram presentes para o Menino Jesus assim que nasceu, na cidade de Belém, região da Judeia.

A aluna da Escola Deusdete Ferreira de Cerqueira Neto considera importante expressar o que aprendeu através da arte e julga necessário levar esse aprendizado para outras pessoas, em casa, na escola, com os amigos.

Professor e artista plástico, Pedro Machado orienta as crianças na oficina do Sesc Paranavaí. Afirma que a popularização da Folia de Reis é essencial para vencer preconceitos e mostrar que se trata de um movimento festivo, de alegria. Trata-se de uma expressão histórica e cultural que atravessa gerações e não pode se perder com o tempo. Perpetuar a trajetória dos Três Magos é garantir que as tradições se mantenham vivas.

Compartilhe: