(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Materiais falsificados foram apreendidos na operação
Materiais falsificados foram apreendidos na operação

RECEITA PF

Operação combate falsificação em loja de artigos de luxo

Durante ação de repressão ao contrabando e ao descaminho realizada na manhã desta terça-feira, 12 de março, a Receita Federal e a Polícia Federal cumpriram Mandado de Busca e Apreensão na capital paranaense em uma loja que comercializa produtos de luxo, com suspeitas de contrafação. Estima-se um valor superior a R$ 100 mil, em produtos, sendo apreendidas diversas roupas, bolsas, malas, óculos e outros artigos de luxo falsificados de marcas de renomadas como Louis Vuitton, Prada, Chanel, Hermes, Gucci, Dior, dentre outras. A empresa responsável pela venda dos artigos falsificados anunciava abertamente os produtos em site próprio e em perfil no Instagram, indicando que não seriam originais e sim “inspirações italianas”, praticando valores que, embora expressivos, sequer chegavam à metade dos indicados para os artigos de grife legítimos.

Por terem em depósito e expor à venda as mercadorias falsificadas irregularmente importadas, que eram vendidos para todo o país, por meio de comércio eletrônico, duas pessoas foram presas e levadas para a Polícia Federal.

A exposição à venda e a manutenção em depósito de mercadorias de origem estrangeira sem o recolhimento dos tributos devidos constitui crime de descaminho, tipificado no art. 334, § 1º, III, do Código Penal, sujeitando o infrator à pena de reclusão de 01 (um) a 04 (quatro) anos. Por outro lado, a falsificação de mercadorias constitui violação de direito autoral, prevista no art. 184 do Código Penal, punível com pena de detenção de 03 (três) meses a 01 (um) ano, ou multa.

Ao combater o comércio ilegal destes produtos, a Receita Federal protege o direito de marca e combate a concorrência desleal.

Compartilhe: