Produtos foram distribuídos para 20 instituições que assistem a comunidade em diferentes âmbitos. Entrega aconteceu na tarde de ontem
REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
É sobre solidariedade. Sobre cidadania. Oferecer ajuda àqueles que enfrentam condições de vulnerabilidade. É sobre ser humano. Na tarde desta quinta-feira (8), a Receita Federal de Paranavaí fez a doação de 4.000 cobertores para 20 entidades que assistem a comunidade local. O processo de recebimento e entrega foi intermediado pelo Centro de Atendimento Especial à Criança e ao Adolescente de Paranavaí (Cecap).
Diretora do Cecap, Líria Balestieri comemorou: “É um presente da Receita Federal para as entidades”. Para ela, foi “uma alegria poder ter feito esse projeto e dado nossa contribuição”. Explicou que para conseguir as 4.000 unidades foi necessário oficializar o pedido junto à Delegacia da Receita Federal de Maringá e organizar toda a logística de transporte e distribuição. O processo foi trabalhoso, contou, mas o resultado “aquece o coração de quem doa”.
O chefe regional da Receita Federal de Paranavaí, Agnaldo Sartorelli, afirmou que as doações foram possíveis graças a uma grande apreensão feita há aproximadamente quatro meses, um carregamento de 40 mil cobertores que entrou no Paraná de forma ilegal. Em vez de levar as dezenas de milhares de itens a leilão ou incinerá-los, a decisão foi transformar os cobertores em ajuda às famílias de toda a região.
Sartorelli destacou que a RF tem como princípio contribuir com a comunidade, mas os trâmites burocráticos para concretizar a ajuda podem levar algum tempo. Por isso, em vez de cadastrar cada uma das entidades beneficiadas, mostrou-se mais ágil repassar os cobertores a partir do intermédio do Cecap. Foram contempladas somente as instituições cadastradas junto ao Conselho Municipal de Assistência Social.
As palavras do chefe regional da RF: “Me sinto muito feliz de poder participar. Vi isso como uma bênção de Deus para a cidade de Paranavaí”. Opinou que a doação dos cobertores acontece em momento oportuno, considerando o inverno e as baixas temperaturas registradas desde o início da estação. As práticas solidárias em Paranavaí e municípios da região, disse, são contínuas.
Entidades – Entre as instituições contempladas está a Associação Agentes da Paz (Agepaz), que atende 80 crianças e oferece serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Para a assistente social Elza Carvalho Grade, “neste momento de pandemia, a ajuda será fundamental para as famílias”. Cada uma será contemplada com um kit que contém não somente os cobertores, mas, também, roupas doadas pelo Sesc de Paranavaí e caixas de leite entregues pelo 8º Batalhão de Polícia Militar.
O Cecap também está na lista de entidades beneficiadas com cobertores, quase 200 unidades. O presidente Josia Júnior fez agradecimentos à Receita Federal e estendeu o reconhecimento aos representantes de todas as instituições que atuam em Paranavaí em prol das pessoas que mais precisam de ajuda.
Também receberam doações: Associação Amigos da Pastoral da Criança, Associação de Proteção Amor Materno, Asilo Lins de Vasconcelos, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação de Pessoas com Doenças Especiais (APDE), Casa Antônio Frederico Ozanam – Lar Vicentino, Casa do Servo Sofredor, Casa da Criança, Comunidade Católica Emanuel, Associação Vigilantes Mirim – Guarda Mirim, Grupo Gotas de Esperança (Goes), Provopar, Grupo Nossa Senhora de Fátima, Centro de Educação Infantil Semente da Esperança, Centro de Educação Infantil Santa Rita- Pequenos de Santa Rita, Grupo Irmã Sheila – Pequeno Semelhante, Centro de Educação Infantil Santa Terezinha do Menino Jesus e Educandário São José.
Líria Balestieri: “Uma alegria poder ter feito esse projeto e dado nossa contribuição”
Foto: Ivan Fuquini
Agnaldo Sartorelli: “Vi isso como uma bênção de Deus para a cidade de Paranavaí”
Foto: Ivan Fuquini
Elza Carvalho Grade: “Neste momento de pandemia, ajuda será fundamental para as famílias”
Foto: Ivan Fuquini
Josia Júnior agradeceu pela doação e estendeu reconhecimento às instituições
Foto: Ivan Fuquini