QUERIDA PRAÇA DOS PIONEIROS
A coluna visitou nesta semana a Praça dos Pioneiros. Inaugurado no início da década de 1980, o espaço público está visivelmente envelhecido. Uma caminhada pode se tornar armadilha, uma vez que a calçada de pedras no modelo “Ipanema”, oferece alguns perigos como tropeções e machucados em pés mais sensíveis. A praça foi mudando ao longo dos tempos. Recentemente um pedaço se tornou a chamada “Mão Ingresa”, uma espécie de rua na contramão (pela esquerda) para que os motoristas não dirijam mais três quarteirões para a retomada do itinerário (não questiono questões de trânsito, trabalho para a engenharia de tráfego). Outro aparelho em fase de retomada na Pioneiros é a praça de alimentação, cujas obras permanecem a passos lentos por conta de fatores imprevisíveis e independentes da vontade da Administração Municipal, como a coluna foi informada.
IMPORTÂNCIA
A Praça dos Pioneiros envolve questões afetivas para uma grande parte da população. Por outro lado, o avanço é necessário. Conversando com as pessoas, é quase consenso que o ideal é um projeto amplo com revisão de tudo o que está lá, incluindo as iniciativas que deram certo como a quadra para esportes de areia (futebol, vôlei…). A praça de alimentação é controversa (e boa proposta), visto que há muitos estabelecimentos consolidados no entorno oferecendo os mesmos serviços. Nada impede o debate, sendo necessário aguardar a conclusão da obra do setor de alimentação. Pode dar um novo impulso e profissionalização. O ambiente oferecerá infraestrutura adequada para os convivas. A praça tem alguns cuidados, entre eles, água potável para quem circula. Tempos de reflexão.
FICA O REGISTRO
Da parte da coluna, uma reflexão: Aquele superposte com apelido de mastro no corredor central, não deu certo. Entendemos que não é o melhor local, pois limita o maior vão livre da cidade. O mastro e o Pavilhão Nacional são belos. No entanto, naquele local são poucos utilizados. Defendemos um grande local de celebração patriótica na Praça dos Pioneiros, com planejamento e outros símbolos nacionais. Neste quesito não há certo ou errado. Só para pensar.
MORADORES RECLAMAM
Moradores do Jardim Oásis de Paranavaí reclamam da constante falta de energia elétrica. Relatam que sempre há apagões e nos dias de chuva a situação piora. No último domingo grande parte do bairro ficou sem energia o dia todo. A Copel, segundo moradores, nega qualquer problema e apontam questões pontuais. Neste aspecto, Paranavaí tem vantagens em relação a outras regiões do Estado. A capital de São Paulo, por exemplo, não tem sossego. Dia sim e dia também há queda no fornecimento de energia elétrica. Por aqui o serviço é público; por lá é privatizado.
O ENCONTRO DO PROGRESSISTAS
Muita expectativa cerca o encontro do Progressistas no próximo sábado, às 10 horas, no Recinto Felício Jorge do Parque de Exposições de Paranavaí. O partido mantém a pré-candidatura a prefeito do atual vice-prefeito Predo Baraldi. Partido importante e com grandes lideranças, entre elas o deputado federal Tião Medeiros, o Progressista quer ser competitivo nas eleições municipais de 2024. O Palácio Ivaí tem seus encantos e poder. Muita gente está de olho.
DENÚNCIA
O ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 15 autoridades de alta patente foram indiciados por conta do famoso cartão de vacina da Covid-19 falsificado. Uma coisa que parece simples, mas não é. O alvo é político e também técnico. Afinal, burlar ou falsificar documentos públicos é crime, independente das nossas certezas eletivas. Os dias que se apresentam não serão fáceis por conta das paixões humanas e das disputas pelo poder. É isso.