7 de setembro, 20 de setembro e 16 de novembro. Estas foram as três datas em que a UBS Dr. José Eloy, localizada na Vila Operária em Paranavaí, foi alvo de ladrões. Nas três ocasiões, toda a fiação elétrica foi furtada e, com isso, a Unidade ficou sem energia elétrica e a população sem atendimento.
“É frustrante chegar de manhã para trabalhar, com vários atendimentos agendados, e nos depararmos com UBS sem energia elétrica. Com isso, não conseguimos sequer dar o atendimento mais simples, como renovação de receitas, agendamento de consultas, pois a maioria dos serviços depende do computador e, sem energia, não temos como ligar nada. As próprias consultas médicas ficam prejudicadas, pois as salas ficam muito escuras e sem ventilação, já que não podemos ligar ar condicionado nem ventiladores. Tínhamos várias ultrassonografias de gestantes agendadas para hoje e vamos ter que remarcar todas”, explica a enfermeira Tamara, coordenadora da UBS.
Com a falta de energia elétrica, nesta quarta-feira, dia 17 de novembro, novamente não será possível atender à população na UBS José Eloy. “As pessoas que precisam de atendimento mais urgente, nós encaminhados para o posto de saúde mais próximo ou para a UPA”, frisa Tamara.
Novamente, a equipe da UBS agora precisa aguardar a vistoria do setor técnico da Prefeitura, que vai mensurar quantos metros de fios foram furtados e providenciar a troca imediata de todo o material para restabelecer a energia elétrica no posto de saúde.
“Tivemos um gasto aproximado de R$ 1.500 a R$ 2 mil cada uma das vezes em que a fiação foi furtada. A UBS tem um sistema de segurança interno porém, como a fiação furtada fica do lado externo do prédio, o alarme não dispara. Não temos câmeras de segurança no posto e por isso ainda não foi possível identificarmos o autor dos furtos. Mas já estamos verificando junto à Secretaria Municipal uma maneira de reforçar a segurança no local”, destaca a coordenadora.
Quem tiver qualquer informação sobre os suspeitos do furto pode passar informações diretamente para a Polícia Militar através do número 190.
(Assessoria Prefeitura)