Morreu nesta terça-feira (26), aos 80 anos, o advogado de Paranavaí Alcindo de Souza Franco. De acordo com a família, ele estava internado em Maringá e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Franco foi presidente da OAB-PR, subseção de Paranavaí, nos anos de 1987 e 1988, e conselheiro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB do Paraná na gestão entre 2007 e 2010.
Ele deixa a esposa Lindamir Mincachi Franco e três filhos: Fábio Franco (desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná – TJPR), André Franco (advogado) e Marcos Franco (agrônomo).
Formado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 1972, Franco participou de vários cursos de extensão universitária, principalmente na área de direito tributário, civil e processual civil. Na área jurídica, desempenhou atividades na área cível e bancária, por mais de 38 anos. Também pertenceu ao quadro de advogados do Banco do Brasil, durante 15 anos, até se aposentar.
Franco também era rotariano e foi diretor da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná – SRNP.
O velório será nesta terça-feira (26), às 19h30, na Capela Prever de Paranavaí. O sepultamento será nesta quarta-feira (27), sem horário definido ainda.
Em 11 de agosto de 2020, o advogado concedeu uma entrevista para a OAB Paranavaí, em alusão ao Dia do Advogado. Confira:
OAB PARANÁ SE MANIFESTA
A OAB Paraná se manifestou por meio de nota de pesar divulgada no site da instituição. Confira na íntegra:
Conhecido por sua diligência profissional e respeitado por toda a classe, ele advogava em Paranavaí. Embora nascido em Mococa, São Paulo, adotou o Noroeste do Paraná como sua casa ainda jovem, tendo se graduado em Direito pela Unicesumar, em Maringá, em 1972. Sob o número 5.295, inscreveu-se como advogado na OAB Paraná em 1973. Antes disso, figurava como solicitador acadêmico, sob a inscrição 3.266, feita em 1971.
No sistema OAB, Souza Franco presidiu a OAB Paranavaí na gestão 1987-1989. Também integrou a Comissão de Prerrogativas do Exercício Profissional da Advocacia na gestão 2007-2009 e foi membro da 8ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB Paraná. Seu filho, Fábio Franco, seguiu seus passos na carreira jurídica e no dia 18 último tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) em vaga reservada ao quinto constitucional da advocacia.
Aos familiares e amigos, a OAB Paraná manifesta suas condolências.