Aprovado o requerimento do parlamentar Roberto Picoreli (Pó Royal) que pede informações ao Poder Executivo se as pessoas com doenças de pele (como dermatite atópica e psoríase), têm prioridade para o atendimento da consulta especializada. Este pedido já tinha sido lido em Plenário na última semana, trâmite concluído nesta terça-feira com a aprovação.
Conforme o texto, essas patologias, definidas como psicodermatoses, afetam diretamente a pele, principalmente de pessoas que sofrem com estresse, ansiedade, depressão e traumas psicológicos.
“Os fatores psicológicos exercem papel significativo, podendo causar ou agravar severamente os seus sintomas. O atendimento prioritário no agendamento a consulta com especialista é fundamental para uma melhor qualidade de vida aos pacientes”, disse o propositor.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o combate ao preconceito contra as pessoas que têm psoríase é um ponto importante na assistência aos pacientes. Além disso, alerta a população em relação à doença, que afeta cerca de cinco milhões de pessoas no país, em especial nos grupos de 30, 40, 50 e 70 anos, sem distinção quanto ao gênero.
O documento agora segue para o Executivo.