(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

OPINIÃO

FIM DOS ESTADUAIS

Rafael Octaviano de Souza

Com o fim da maioria dos estaduais, temos agora o início e desenvolvimento mais efetivo das competições nacionais e internacionais (Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa Libertadores da América e Copa Sul-americana). Dos 15 estados que conheceram seus campeões, nos principais campeonatos não houve tanta surpresa.

Em São Paulo, sem dúvida o campeonato mais equilibrado e mais difícil, o Palmeiras confirmou o favoritismo e conquistou mais um título sob o comando do excepcional Abel Ferreira. O destaque negativo fica por conta da polêmica marcação de penalidade que resultou no primeiro gol, muito embora não haja dúvida sobre o contato, as discussões giram em torno da intensidade desse contato, e por se tratar de um lance que não acarretaria a priori, em situação clara e manifesta de gol, santistas estão reclamando um bocado. O ponto positivo ficou por conta da excelente campanha do time da vila, que esse ano disputa a 2ª divisão do Campeonato Brasileiro.

Já no Campeonato Carioca, o mais charmoso, e esse ano com a maior média de público, o Flamengo com uma campanha irrepreensível conquistou o título sem sofrer nenhuma derrota, e com um gol sofrido quando atuou com um time alternativo. No placar agregado contra Nova Iguaçu, o rubro negro conseguiu aplicar um 4 a 0, levando-se em consideração as grandes atuações do goleiro paranavaiense Fabricio Santana, que agora vai defender o Internacional de Porto Alegre no Brasileiro.

Falando em Inter, dentre as principais equipes consideradas grandes, sem dúvida alguma foi a maior decepção não conseguindo chegar as finais, totalizando oito anos sem uma conquista estadual. Por outro lado, o Grêmio, capitaneado por Renato Portaluppi (Gaúcho) alcançou a sua sétima conquista seguida, agora em cima do Juventude de Caxias, reforçando ainda mais a idolatria de seu torcedor para com seu maior ídolo.

Ainda falando em hegemonia, em Minas Gerais, o Atletico agora SAF reverteu a vantagem do rival Cruzeiro (também SAF) com uma vitória por 3 a 1 na casa do adversário depois de ter empatado a primeira partida em casa pelo placar de 2 a 2. A raposa esteve perto de conquistar o título, porém sucumbiu ao melhor time do Galo.

No Paraná, o centenário Athletico bateu o excelente time do Maringá FC, na Bahia e Ceará, os favoritos Bahia e Fortaleza foram surpreendidos por Vitória (do paranavaiense Zeca) e Ceará, com destaque negativo para as confusões ao final das partidas. Demais campeões: CRB (Alagoano), Ceilândia (Brasiliense), Criciúma (Catarinense), Atletico-Go (Goiano), Cuiabá (Mato-Grossense), Sport (Pernambucano), Altos (Piauiense), União (Tocantinense).

O campeonato Acreano, o Amapaense, o Amazonense, o Capixaba, o Maranhense, o Paraense, o Paraibano, o Potiguar, o Rondoniense, o Roraimense, o Sergipano, e o Sul-Mato-Grossense ainda não definiram seus campeões.

*Rafael Octaviano d Souza é secretário de Esporte e Lazer de Paranavaí

Compartilhe: