O melhor central sub-16 de voleibol no Brasil é paranavaiense. Bernardo Luz, 15 anos, ganhou o prêmio após boa participação no Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-16, realizado entre os dias 2 e 7 de abril, em Maringá. O jovem disputou a competição pela seleção paranaense, que terminou na quarta posição.
Apesar do prêmio de melhor na posição, Bernardo faz uma avaliação de que seu desempenho não foi bom nos primeiros jogos do campeonato. “Foi uma surpresa, pois, na minha opinião não fui bem nas duas primeiras partidas.” Mas ele reconhece que ganhar foi uma sensação maravilhosa e que a conquista traz mais incentivo para continuar no esporte.
O que torna esse prêmio ainda mais especial para Bernado é que foi sua primeira convocação para a seleção paranaense. O chamado para representar o Estado aconteceu depois de se destacar na Série B do Campeonato Paranaense Sub-15 em 2023, competição em que foi campeão pela equipe de Tamboara.
Bernado treina e joga pelas equipes de Paranavaí e Tamboara. Ele explica que em sua cidade natal costuma disputar competições na modalidade de vôlei de praia, enquanto no munícipio vizinho atua na quadra.
O atleta conta que começou no esporte em 2021. “Posso ser sincero? No começo não queria jogar vôlei, pois não achava um esporte legal”, relembra o jovem.
Sedentário e diagnosticado com escoliose e cifose, causados pela má postura. O jovem foi incentivado pela mãe a praticar vôlei. “Minha rotina era escola, computador, fisioterapia ou curso de inglês. Dependendo do dia da semana, computador e dormir. Até que minha mãe me matriculou no vôlei.”
No início não foi uma ideia que agradou Bernardo, porém com o passar do tempo e as novas amizades nos treinos o fez de mudar de opinião.
De uma modalidade que não chamava tanta atenção, o vôlei virou uma paixão para Bernardo que afirma: “Antes estava chorando para não treinar. Hoje fico ansioso para treinar e já disputei um brasileiro de seleções”.
Bernardo também ressalta que além da paixão pelo vôlei e amizades, o esporte trouxe melhora para a saúde.
Apaixonado igualmente pelo vôlei de praia, o jovem diz que se inspira no paranavaienses Arthur Lanci e Andrielson que são destaque no cenário nacional. Lanci está na corrida por uma vaga nas Olímpiadas.