Cibele Chacon – da redação
Com a proposta de unir gastronomia, artesanato, cultura, lazer e solidariedade, a Festa das Nações de Paranavaí será realizada entre os dias 19 e 21 de abril, com entrada gratuita. Promovido pela Sociedade Paranavaiense de Desportos e Cultura (SPDC), o evento está em sua 1ª edição e vai beneficiar 11 entidades assistenciais.
“O nosso clube já estava querendo fazer um trabalho voluntário, que a gente trabalhasse pelos outros. A festa foi inspirada nas Festas das Nações que existia aqui em Paranavaí antigamente, nos anos 80, era muito famosa, feita por uma escola”, explicou a organizadora, Jeanne Kato.
O evento, realizado na própria SPDC, contribuirá financeiramente com as instituições participantes. Os valores arrecadados com as vendas são destinados à manutenção dos projetos assistenciais.
“Nós entramos em contato com todas as entidades assistenciais de Paranavaí. Pegamos a lista de todas, sem deixar nenhuma de fora, mandamos o contato e explicamos sobre a festa. Falamos que era uma primeira ideia e não sabíamos como seria. Eu dizia ‘só sei que o lucro total é de vocês, o lucro líquido’”, disse Jeanne.
Além do viés solidário, a Festa dos Estados e das Nações oferece diversas atrações à população, como shows musicais e feira de artesanatos. Na gastronomia, a festa terá pratos japoneses, italianos, alemães, portugueses, brasileiros e coreanos.
Ao comprar um voucher de qualquer barraca, independente do prato, é possível escolher para qual instituição o valor será destinado. As entidades receberão de acordo com a venda desses cartões. “Diferente de outras festas em que as instituições ficam responsáveis por determinadas barracas, aqui a pessoa pode comer o prato que quiser e escolher quem deseja ajudar”, explicou a organizadora.
Voluntários trabalham em todas as barracas, para que a arrecadação seja totalmente revertida para as instituições. Segundo Jeanne, apenas alguns profissionais devem trabalhar recebendo um valor simbólico. “Temos algumas cozinheiras, pessoal da faxina, que vai receber metade do valor cobrado normalmente, tudo para ajudar. Mas a grande maioria não receberá nada, é pelo espírito solidário”, acrescentou.
Entidades beneficiadas com a festa:
- APDE – Associação Dos Portadores De Doença Especial
- Mosteiro Carmelita
- Igreja São Paulo
- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE
- Associação de Proteção ao Amor Materno – APAM
- Casa da Sopa
- Asilo Lins de Vasconcelos
- De Judô Marcelo Mercúrio
- Karatê na praça
- Casa da Criança
- Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Paranavaí – Cecap
Programação
1ª Festa das Nações de Paranavaí
Local: Sociedade Paranavaiense de Desportos e Cultura (SPDC)
Quando: 19 a 21 de abril