REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A equipe do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus de Paranavaí, promoveu nesta quarta-feira (17) um ato solidário. Os servidores foram até o Hemonúcleo Regional e se cadastraram como doadores de sangue e de medula óssea.
Entre as pessoas que aproveitaram a oportunidade para doar sangue estava Marcos Áyres Barbosa, da Sessão Pedagógica, que já havia feito o procedimento anteriormente e reiterou a necessidade de praticar essa ação voluntária.
O professor Lucas de Melo Andrade também participou da atividade e explicou: “Escolhemos a doação de sangue para atender a uma demanda da saúde, que sempre se apresenta como urgente”.
Acrescentou:
“Entendemos que o movimento grevista precisa estar próximo da comunidade em atos que reafirmem a importância da cidadania”.
Os profissionais das instituições de ensino federais estão em greve para reivindicar reajuste salarial e reestruturação do plano de carreira, para citar algumas pautas do movimento. Em Paranavaí a greve se estende há três semanas.
Docentes e técnicos administrativos aderiram ao movimento e aguardam propostas do governo federal. A próxima rodada de negociações está prevista para esta sexta-feira e definirá se a greve será mantida ou concluída, a depender do que for apresentado aos servidores.
O professor do IFPR de Paranavaí Josimar Priori informou que esta quarta-feira foi dia de mobilização nacional da categoria, com manifestações em Brasília e nas cidades com institutos e universidades federais.
Entre os docentes, a expectativa é de que o governo federal apresente um plano de reajuste salarial – o pedido inicial é de 22%, índice a ser dividido em três parcelas até 2026. Para os técnicos administrativos, são esperadas propostas de reestruturação da carreira.
Enquanto aguardam o desenrolar das negociações, os servidores de Paranavaí articulam mais uma ação junto à comunidade. Farão uma campanha interna de arrecadação de ração e destinarão os itens para o Grupo de Apoio Responsável à Posse de Animais (Apra).