Para toda pessoa que busca um tratamento e que necessita de uma prótese passa por um grande desafio, a fase de adaptação ao que é uma nova parte de você.
Para ajudar nessa jornada pedimos ajuda a Dra Iva Lanzarini, Fonoaudióloga e sócio-proprietária da Fonocenter, empresa de fonoaudiólogia especializada em aparelhos auditivos. para dar algumas dicas de como se acostumar e conviver com o aparelho.
“O caminho começa com a avaliação auditiva, na qual a gravidade e tipo de perda auditiva são determinados. Com base nesses resultados, o paciente e o fonoaudiólogo escolhem a prótese auditiva mais adequada, pensando em estilo, tecnologia e necessidades individuais. Em alguns casos, um molde personalizado é feito para garantir um ajuste preciso.” Diz o Dr. Vinicius Ribas de Carvalho Duarte Fonseca
A fase de experimentação marca o início da adaptação real, à medida que o paciente começa a usar a prótese no dia a dia. Isso permite que eles se familiarizem com o dispositivo e forneça feedbacks sobre o conforto e a qualidade. Visitas regulares ao fonoaudiólogo são essenciais, pois os ajustes e refinamentos são feitos baseados na familiarização e conforto.
A adaptação é um processo contínuo, com avaliações regulares para garantir o atendimento das necessidades do paciente. Paciência e acompanhamento são essenciais para uma boa adaptação e bem-estar do paciente.