REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Planaltina do Paraná figura entre os municípios com melhores índices de vacinação contra a influenza na Região Noroeste. Na média geral, a cobertura é de 56,04%.
A secretária de Saúde de Planaltina do Paraná, Roberta Fernanda Aleixo Colombo, explicou que os bons números obtidos até agora no município resultam do trabalho extramuros, quando as equipes vão ao encontro da população para aplicar as doses do imunizante. “Foi a principal estratégia para aumentar a cobertura.”
A campanha do Ministério da Saúde começou no dia 25 de março e segue até 31 de maio em todos os estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. No Norte, a imunização seguirá outro calendário.
Entre os grupos prioritários estão os idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres em período pós-parto).
Para dar uma ideia, no caso de Planaltina do Paraná, o alcance vacinal é de 62,94% entre os idosos; 44,44% entre as gestantes; 40,82% entre as crianças; e 24,58% entre as mulheres na fase do puerpério.
De acordo com a secretária de Saúde, é preciso manter os índices de vacinação elevados para não sobrecarregar o sistema de saúde com consultas por síndromes e gripais e evitar que haja internamentos hospitalares por complicações causadas pela gripe.
A despeito da importância da imunização como fator preventivo, Roberta Colombo revela que até agora a procura está menor do que em anos anteriores, principalmente no grupo das crianças e entre os idosos, que preferem receber a dose em casa, pois estão resistentes quanto ao atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS).
Além das parcelas mencionadas anteriormente, também figuram como grupos prioritários da campanha de vacinação trabalhadores na saúde, professores, povos indígenas, pacientes com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, população privada de liberdade e menores de 18 anos cumprindo medidas socioeducativas.