Os anos passam, mas o amor ao futebol permanece. Hoje o nosso motivo de saudade é a bola, através dos olhos de um jovem de 70 anos que jura ser artilheiro. Nelson Bertola Filho, o goleador Pingão, visitou a redação do Diário do Noroeste nesta semana e brindou a nossa lembrança com uma foto da década de 1980.
Esse é o time da Fazenda São Bento, em domingo especial, tarde de decisão. O jogo tem como sede o chamado Campo do Baggio, na área do frigorífico, região do Jardim São Jorge. Disputa importante, pois ao fundo é possível ver muitos torcedores. A imponência dos atletas e técnico cuidadosamente perfilados também denuncia que se trata de um jogo grande.
Como lá se vão muitas décadas, Pingão não lembra detalhes do jogo e nem dos adversários, mas nos seus olhos há um brilho de agradecimento, quase reverência, pela companheira que mandou para as redes em tantas peladas e “jogos a valer” em Paranavaí e cidades vizinhas.
Nesta imagem é possível colher alguns detalhes através da memória do Pingão. Ele lembra que o Formigão chegou a ser profissional e que o Alcides Mataruco era zagueiro dos bons. Para fechar a história, Pingão é do Distrito de Sumaré, mora na chácara de sua propriedade, de nome sugestivo: Chácara Santista. Por falar em santista, o Romildo, de tantas peladas, também está no time da Fazenda São Bento.