O Atlético Clube Paranavaí (ACP) estreia na Série B do Campeonato Paranaense de Futebol neste domingo (5), às 11h, em Paranaguá. O primeiro adversário do Vermelhinho será o Rio Branco. Haverá transmissão no Youtube pelo canal da Federação Paranaense de Futebol (FPF).
O time do ACP encerrou a preparação para este duelo na manhã de sexta-feira (3), pouco tempo antes de embarcar para viagem de mais 600 km. Antes de seguir viagem, o treinador da equipe, William Sander conversou com a equipe do Diário do Noroeste e falou sobre as expectativas para esse início de campeonato.
“As expectativas são boas, conseguimos trabalhar nosso modelo de jogo. Conhecemos as dificuldades da partida, mas estamos preparados para ter um grande desempenho e sair de lá com pontos.”
O ACP iniciou as atividades de preparação para o Paranaense ainda no mês março, período em que alguns atletas passaram por avaliações. Com a proximidade do estadual, jogadores que disputavam outras competições foram chegando e se incorporando o grupo.
Até o fim da tarde de sexta-feira, o ACP tinha vinte jogadores inscritos no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Parte desses atletas é remanescente do elenco que foi campeão da Série C em 2023. Entre eles estão: Romário, Carlão, Sorisso, Nicolas, Diogo, Cirilo, Guedes, Guilherme, Fernando e Celestino.
A manutenção do grupo foi um fator muito importante na avaliação de Sander. “A pré-temporada foi boa. Manter os atletas que estavam no ano passado ajuda. Acredito em processos e na continuidade de trabalho.”
Durante a pré-temporada foram realizadas atividades táticas, técnicas, físicas e trabalho voltado para o aspecto mental do atleta.
A Série B deste ano está sendo considerada uma das difíceis de todos os tempos, pois estão na disputa equipes de grande tradição no estado. Além do ACP participam: Iguaçu, Rio Branco, Apucarana, Foz do Iguaçu, Grêmio Maringá, Laranja Mecânica, Nacional, Paraná, Patriotas e Rio Branco.
Dificuldade que é reconhecida pelo treinador do ACP, que também prevê uma competição de alto nível e sendo definida em detalhes. O modelo de disputa será com as equipes se enfrentando em turno e returno na primeira fase. Classificam os quatros primeiros para a semifinal. Os dois times que chegarem à final garantem vaga na Série A de 2025.
Além dos desafios dentro de campo, o ACP encontrará algumas dificuldades extracampo. A exemplo de longos trajetos para as partidas, situação que não ocorreu com tanta frequência na temporada passada. Por isso Sander acredita que os jogos em casa serão primordiais para a campanha no Paranaense. “Temos que estar todos unidos”.
O ACP inicia o Paranaense em uma situação totalmente contrária ao cenário do ano passado. O time corria sério risco de fechar as portas. Sobre o momento em que o clube vive, Sander afirmou que a responsabilidade aumenta por tudo o que está envolvido.
“Quando você vem para uma situação na qual qualquer coisa feita seja positiva e depois chega em momento totalmente diferente e com expectativa alta, a responsabilidade aumenta”.