REINALDO SILVA – reinaldo@diariodonoroeste.com.br
“Minha mãe é tudo. É a melhor mãe que existe no mundo. A gente conversa, brinca e faz coisas incríveis. Gosto muito de passar o tempo com ela. É superengraçada, me faz rir, faz meu dia ser melhor.”
Isadora é uma menina de 10 anos. Pronuncia cada palavra com a certeza de quem recebe amor incondicional da mãe, a bancária Christiani Batista de Souza Azevedo. As duas são companheiras e compartilham histórias, abraços e sorrisos.
“Desde pequena, ela dizia que era minha melhor amiga. E estava certa.”
A mãe se emociona, e não poderia ser diferente. Receber uma declaração tão bonita, tão sincera, é motivo de orgulho para Christiani, que encara a maternidade como uma missão dada por Deus.
“Ser mãe é um propósito de vida. A maternidade, acima de tudo, é amor.”
Por amor, Christiani enfrentou muitos desafios. Antes da chegada de Isadora, engravidou pela primeira vez, mas a gestação não completou dois meses. Exames mostraram que o bebê não tinha batimentos cardíacos e foi preciso fazer a remoção.
Isadora veio logo em seguida para abrilhantar a vida da família. Christiani e o marido, Elizeu de Azevedo, chamam a menina carinhosamente de filha arco-íris. Ela trouxe cores para dentro do lar e iluminou a história da bancária e do consultor financeiro.
A família mora em Paranavaí.
DESAFIOS
Anos depois, Christiani engravidou novamente. Outra menina. Aurora. Descobriu que a pequena tinha uma cardiopatia severa e precisaria passar por uma cirurgia quatro meses após o parto. Era uma criança atípica, com síndrome de Down, e com condições de saúde muito frágeis. Não resistiu às dificuldades. Viveu os últimos momentos no colo da mãe, ao lado do pai.
“Os propósitos de Deus são maiores que os nossos. Entreguei minha filha nas mãos dele. Tenho certeza de que Aurora está bem, cuidando de nós lá de cima.”
Os momentos difíceis, a perda, o luto. Unida, a família enfrentou o desafio e se surpreendeu quando Christiani descobriu que estava grávida novamente. Desta vez, não havia indícios de qualquer problema de saúde e Bella nasceu tranquila.
O casal ganhou mais uma filha arco-íris, uma criança que chegou para alegrar o ambiente e trazer esperança de novos sorrisos e novas histórias.
“Por mais que haja dias ruins, olho para a Bella e penso: ‘não posso reclamar, só tenho a agradecer’. Ela é a alegria do nosso lar. Filho é essa alegria”, comemora a mãe.
Bella está com 1 ano e 1 mês. Abre os braços para a família, recebe os visitantes com simpatia e se move para lá e para cá sob os olhares atentos de Christiani e Elizeu.
AMOR INCONDICIONAL
O pai é participativo e também tem palavras doces sobre Christiani.
“É uma lutadora, uma guerreira. É quem organiza tudo, que dá equilíbrio. É Nossa rainha.”
Quando olha para a relação que a esposa tem com as meninas, Elizeu arrisca fazer uma comparação: “O amor de mãe talvez seja o mais próximo do amor de Deus, porque é incondicional. Ela se entrega e coloca a felicidade das filhas como prioridade”.
Para Christiani, o sonho de ser mãe veio acompanhado de muitos desafios, mas, se fosse preciso, ela enfrentaria todos novamente. Ser mãe, resume a bancária, é uma dádiva, um dom de Deus.