REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Esta quarta-feira (8) é o último dia para fazer alistamento eleitoral, revisão, transferência de domicílio ou regularização do título de eleitor. Em Paranavaí, o Cartório Eleitoral atende em horário estendido, das 9h às 18h, mas a julgar pelo grande movimento dos últimos dias, será necessário ter doses extras de paciência.
De sábado (4) até segunda-feira (6), a média de atendimentos efetivos ficou em 200 por dia, sem contar as situações em que os eleitores não apresentaram os documentos exigidos e precisaram voltar para casa sem concluir o procedimento requerido.
A chefe da 72ª Zona Eleitoral de Paranavaí, Alethéia Barros Aparício, chamou a atenção para a importância de apresentar corretamente o comprovante de endereço residencial: para alistamento ou revisão, é preciso ter no máximo um ano; no caso da transferência de domicílio, de três meses a um ano.
Para ter validade, é necessário que o comprovante de residência esteja no nome do próprio eleitor, do cônjuge, de um dos pais, de um dos avós ou de um dos filhos. Outros documentos que comprovem o vínculo domiciliar podem ser utilizados, por exemplo, a carteira de trabalho ou a declaração de matrícula escolar.
Quem tem até duas multas por não comparecer a eleições anteriores não precisa ir até o Cartório Eleitoral agora, a situação pode ser regularizada posteriormente. 8 de maio só é a data-limite para quem soma três multas e está com o título de eleitor cancelado.
De acordo com Alethéia Barros Aparício, quem tem o cadastro biométrico e precisa fazer qualquer tipo de revisão ou regularização também não precisa ir ao Cartório Eleitoral. Os procedimentos podem ser feitos pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (tse.jus.br) ou pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (tre-pr.jus.br).